segunda-feira, 12 de Outubro de 2009

Resultados Eleitorais I

Câmara Municipal de Braga

PS - 43.806 votos (44,71%), 6 mandatos
JPB - 41.142 votos (41,99%), 5 mandatos
CDU - 6.212 votos (6,34%)
BE - 3.935 votos (4,02%)
MPT - 704 votos (0,72%)

O PS sobe cerca de 3.900 votos face a 2005. A Coligação sobe 6.100 votos. A CDU mantém. O Bloco cai. O MPT não existe. Os votos brancos e nulos diminuem face a 2005 mas mantêm-se como a 5ª e 6ª maior força política em Braga.
O PS ganha por 2.664 votos e mantém a maioria, como manteria mesmo que ganhasse por um, por muito que tal custe a perceber ao cidadão anónimo e mesmo a comentadores encartados.
Parabéns a Mesquita Machado pelo seu registo de invencibilidade e votos de felicidades, a bem de Braga, para o seu décimo e último mandato.
Independentemente do que aconteça do lado da Oposição, vai ser interessante ver o seu desempenho sem parte substancial da massa cinzenta que o acompanhou ao longo dos últimos mandatos, personificada no "excluído" Nuno Alpoim.

40 comentários:

sandracosta disse...

Eu fiz a minha parte.
Fiz parte da mudança, votei pela mudança.
Mas infelizmente, tanto para a freguesia como para a câmara, não conseguimos a vitória.
Mas esta derrota despoletou em mim uma garra tal que me vão ter a perna. Aliás já me têm a perna desde o primeiro instante.
Costuma-se dizer que o povo é soberano por isso tem o que merece.
Vão ser mais quatro anos de negócios escuros, relações suspeitas, enriquecimento à custa do município, falta de liberdade, venda de património do município às empresas do costume, aos amigos do sr. engenheiro.
Mas há que levantar a cabeça e trabalhar duro e firme na oposição.
Dr. Ricardo Rio, conto consigo e espero que continue a fazer frente aquela gente, a lutar pelos interesses, pelos menos daqueles que acreditaram e depositaram em si total confiança para estar ao comando da nossa cidade.
Eles ganharam a batalha mas não a guerra!
Força e parabéns porque é um Grande Homem!
Um abraço
Sandra Costa

Ana disse...

O trabalho realizado pela Coligação tem sido notável e merecia, sem dúvida, o reconhecimento. Tenho pena que tal não tenha acontecido e tenhamos pela frente mais quatro anos de marasmo...
Embora gostasse de vos motivar a continuar a batalhar, compreendo que seja desgastante e que se transforme numa luta inglória. Façam o que a vossa consciência vos diga.
Parabéns pela luta implacável que têm travado.

joao disse...

Boa tarde Ricardo.
Antes de mais gostaria de deixar os parabéns pela grande campanha que fez.
E pedir para que não nos abandones, pedir que continues à frente da coligação. Porque sem ti o que será das freguesias que como Fradelos mostraram um claro cartão vermelho ao eng. Mesquita? Fica por todos nos que votamos em ti.
Hoje de manha ainda custava acreditar que aquele sr. ainda tenha ganho, lá vamos nos perder os últimos fundos europeus :X
Espero que tomes a medida mais sensata e que continues à frente da coligação.
Continuação de um bom trabalho.

sandracosta disse...
Esta mensagem foi removida pelo autor.
Anónimo disse...

Obrigada, pois também votei Mesquita Machado. Várias vezes comentei no vosso blog que a arrogância do Dr. Ricardo Rio não o levaria a lado nenhum. O povo é sábio e já ninguém o engana. BRACARENSE

Anónimo disse...

Dr. Ricardo Rui,

Sou de uma freguesia e acompanhei a sua ascenção. Tive o prazer de o ouvir e de o conhecer melhor...
Ontém fiquei verdadeiramente chocado com certas atitudes da pessoas que não quer de todo o poder... o mais grave é quando pessoas que deveriam estar ao serviço das pessoas, usam-se das pessoas....
Analisando os resultados das freguesias, pude constatar quem nem o parque de Fraião conseguiu iludir as pessoas dessas mesma freguesia e muitas outras grandes freguesias da cidade.. Nas freguesias mais distantes, as pessoas ainda não retiraram completamente as viseiras que as impedem de pensaar, de analisar....
Mas democracia é democracia e só tenho a dar os parabéns ao futuro e esterno presidente da Câmara Municipal de Braga, que ele seja capaz de governar o seu ultimo pensando EM TODOS os Bracarenses sem fazer mais asneiras das do que já fez...
A si, Dr Ricardo Rio, lhe pedimos para continuar o seu excelente trabalho pois durante estes quatro anos continuaremos a nossa luta para bem de todos os bracarenses para que de facto daqui a quatro, Braga tenha pessoas capazes de fazer politica diferente....

UM grande abraço e até um dia destes ... para continuar o nosso trabalho......

Anónimo disse...

Força Ricardo!!!

Alguns bracarenses não te merecem, mas a cidade precisa de ti.

Obrigado por tudo.

J.R.

Bloquista disse...

Na verdade o BE mantém
2005 - 3940/4,37% 2009 - 3935/4,02%

e a CDU cai
2005 - 6363/7,06% 2009 - 6212/6,34%

ou se quiser mantêm os dois ou caiem os dois, convém é ser rigoroso.

Anónimo disse...

Sr Dr., julgo que a cidade já foi suficientemente esclarecedora no que pensa em relação a si. A ambição de ser presidente não pode ser maior que a sua própria dignidade. Está na hora de saber perder e saber dar o lugar a alguém que faça melhor.
Será que duas derrotas consecutivas não suficientes?

João A. disse...

Dr. Rio, estou profundamente triste. Tudo se mantém na mesma. Afinal parte do povo de Braga quis ficar na mesma. Dói verificar que Mesquita Machado é presidente de uma cidade eleito pelas aldeias, é uma espécie de Super Presidente da Junta. Estarei do seu lado para evitar que a escola de Mesquita Machado torne a Câmara Municipal de Braga propriedade privada.
Como a Democracia tem defeitos! Foi preciso criar uma lei para escorraçar M.M. (e outros como ele) da autarquia. Isto só prova que o engenheiro Mesquita Machado errou profundamente ao perpetuar-se no poder. Ele não o soube reconhecer, nem ele nem aqueles eleitores que têm medo do progresso verdadeiro. A luta não acabou! Ricardo Rio, continue a encabeçar a oposição; Braga precisa muito e muito de si.

Anónimo disse...

Ricardo Rio, deixe-me congratulá-lo por mais esta disputa eleitoral. A democracia precisa de pessoas disponíveis para disputar o poder, sendo certo que uns ganham e outros perdem. Infelizmente para si e para os seus apoiantes, este não foi o momento escolhido pelos bracarenses para arredar Mesquita Machado da liderança dos destinos do concelho. Acreditemos que estes têm razão (têm sempre razão), mas não neglicencie a vontade daqueles que depositaram em si o voto, cerca de 41 mil!
A sua preparação pareceu-me adequada e a sua campanha publicitária profissionalmente montada (ao contrário da do seu principal opositor).
Os novos meios de comunicação foram bem explorados e afirmaram-se definitivamente como indispensáveis. Também aqui a sua campanha esteve melhor que a de MM.
Deixe-me dizer-lhe que lhe faltou uma coisa, no que aos blogues diz respeito: demarcar-se do bragamaldita. Para quem se assume como uma pessoa com as características necessárias para assumir cargos públicos, não podia nunca ser conivente com este tipo de propaganda e chegar até ao ponto de referenciar tal publicação no seu blogue. Mas lá diz o povo: "no melhor pano cai a nódoa"...

Anónimo disse...

Parece-me qua a malta da JS está a ficar incomodada com o resultado e ja está a fazer pressão para o Ricardo sair?????calma! estão com medo do Victor Sousa perder daqui a 4 anos quando ja não houver Mesquitismo???Ainda se nota o analfabetismo político nesta cidade pelo menos em mais de metade da população que votou!"Bamo butar nele que ele faz obra!"!Será que a limitação de mandatos foi pensada numa noite de bebedeira??Porque acham que isso acontece???33 anos já não chegam?
Força Ricardo!

Anónimo disse...

O MPT foi um golpe fantástico do Sr. Mesquita!

Anónimo disse...

Dr. Ricardo, a par da minha imensa alegria segue uma tristeza que me perturba.
A minha tristeza tem como causa a continuação do senhor Mesquita como presidente da Câmara de Braga. Mas, como todos sabem algumas freguesias perdem o poder PS, a favor da Coligação Juntos, por Braga, o que foi o caso da minha freguesia! Fiquei feliz por saber que esta equipa que vai liderar esta freguesia é uma equipa jovem, ambiciosa e que vai ser uma equipa para todos os seus habitantes e não só para alguns, normalmente "os amigos do senhor presidente". Ontem (11/Out), podia ver-se um cartaz a dizer: "CRESPOS É LIVRE" na frente da multidão que aclamava em festejos (tal como eu) aos novos órgãos máximos da nossa freguesia (o Agostinho e sua fantástica equipa)! E, sim, Crespos, finalmente, é livre, agora pode respirar-se democracia e liberdade, na terra que me viu nascer e fazer filha de toda uma comunidade! Lamento, Dr. Ricardo, tal como a maioria dos crespenses que acreditaram em si, com o resto dos bracarenses que também acreditavam na nossa vitória, não pudessem ontem ter erguido uma bandeira com o slogan: "Braga é livre"! Ao fim de 33 anos de asfixia continuamos a ser masoquistas, nós gostamos de sofrer e continuar parados no tempo, ironicamente: na Bracara Augusta! Dr. Ricardo, quero em nome de todos os meus conterrâneos agradecer-lhe a coragem e empenho que demonstrou ao enfrentar o "dinaussauro político" e que tem o nosso apoio para que daqui a 4 anos toda a cegueira bracarense possa ser curada!!!

Com saudações a todos os bracarenses que tomaram parte na mudança

Uma Jovem e Atenta Jovem Crespense

Paulo Carvalho disse...

Caro Ricardo

Contámos consigo daqui a 4 anos.

Excelente trabalho e empenho realizado por si e sua equipa ao longo desta campanha.
Não se deixe esmorecer.

Com a sua ajuda retirámos Este S. Pedro ao poder do PS que neste último mandato nada fez pela nossa freguesia.

Força Ricardo

Anónimo disse...

Ontem após saber os resultados de Braga, fiquei profundamente triste, triste por uma tão bela cidade continuar prisioneira do seu desenvolvimento,iludida por um reino de betão onde ao trono figura um senhor que a lei o investigou por tamanha fortuna, que a lei lhe limitou o reinado por tamanha tirania!!Será que este povo minhoto não vem para a rua gritar!?

Um amigo do alentejo!

Anónimo disse...

Força Dr Ricardo e parabéns pelo bom trabalho desenvolvido.
Considero que só a CLUBITE (para não chamar outra coisa) impediu que viesse a concretizar-se a realização de um autêntico e verdadeiro projecto para o concelho.

Entretanto e cá com os meus botões...
Irá MM cumprir o seu mandato até ao fim?
Não será possível, neste período, ele passar a "pasta" a outro para que, este outro, esteja em boas "CONDIÇÕES" de disputar as próximas, em 2013?

Um abraço amigo

AF

Anónimo disse...

Caro Sr. Dr. Ricardo Rio,

A vida tem destas coisas. O seu amigo -da onça- Miguel Brito esteve ao serviço de MM. Nada de estranho. Mas, olhe que não foi só ele...

O senhor teve um resultado histórico, apesar de insuficiente. Interessa tirar ilações disto tudo...

Deixo-lhe um abraço de confiança e que esteja pronto para a terceira campanha, que será de vez. MM irá mandatar alguém para se perfilar como candidato PS às próximas autárquicas. Como já acontece do outro lado do Rio Douro.

Cumpts

josé costa disse...

Parabéns Dr. Ricardo Rio!
Quero deixar aqui registado o meu agradecimento, por acreditar que deu o seu melhor, e com a atitude correcta de quem se coloca ao dispor de uma população para a servir.
Nunca esta disputa se adivinhou fácil. O Sr. Eng. MM partiu para esta campanha juntamente com todo o seu habitual eleitorado fiel e subserviente. Por seu lado o Dr. RR partiu com os seus habituais apoiantes ideológicos e partidários, mais a promessa e vontade de mudança, já anteriormente manifestada à quatro anos atrás por um largo numero de cidadãos independentes.

Reconhecendo estes factos, o que esteve em disputa foi o novo eleitorado, cerca de dez mil, correndo algum risco de imprecisão. Parabéns novamente, pois desse eleitorado conquistou perto do dobro do que conquistou o seu opositor.

Com conhecimento de causa, sei que a frustração é maior quanto maior foi a expectativa, neste caso justamente criada.

Quanto ao futuro, não tenho duvidas da utilidade e necessidade para o conselho, de pessoas com a sua disponibilidade; vitalidade e empenho na defesa dos interesses de todos, em contraposição de alguns, Bracarenses. Sem Dúvida que só conseguirá ser um grande Líder ou Presidente, se a sua família estiver inteiramente a seu lado, com o mesmo espírito de sacrifício. A família é o refugio onde recarregamos as energias e a inspiração para poder servir a nossa comunidade.
Desde já independentemente da sua decisão, o meu obrigado!

José Costa

Anónimo disse...

O povo português não é parvo.

Se alguém tiver um terreno numa zona protegida e quiser urbanizar a única coisa que não precisa é de uma pessoa com princípios éticos.

Ter um presidente (junta ou Câmara) assim só trás vantagens, fecham-se marquises, constrói-se anexos... resumindo são essas pessoas mal formadas que te ajudam a subir na vida.

Isto é CRIME!!!

PUNIÇAO: 4 anos de mandato que se continuar a concorrer podem chegar a 16 anos.

É triste mas é verdade.

Pedro Fernandes disse...

Caro Ricardo Rio,
penso que a sua última frase serve de argumento para que continue como vereador: uma câmara que perdeu o único elemento com alguma ponderação e "massa cinzenta", precisa ainda mais duma oposição vigilante e militante, para evitar que o desvario seja total.
Contamos consigo.

Anónimo disse...

Dr.Ricardo Rio

OBRIGADO!

Jamais me passaria pela cabeça que o senhor nos abandonasse. Mantenha-se na luta. O Sr. sabe que lhe somos fieis e que queremos libertar Braga deste estranho jugo que todos atrofia.

Os Bracarenses surpreenderam-me. Sem o querer transformaram Braga mais uma vez numa cidade de província. Caciquismo, prepotência, miopia politica. Mesquita safa-se à tangente com freguesias de baixa aculturação presenteadas com obras de encher o olho feitas à pressa. Triste. Muito triste.

Lutei como pude na minha freguesia. Dei-me conta do vazio cívico e ideológico. Vi gente vidrada no Mesquitismo, refém de favores pessoais, cegos, sem conseguirem enxergar NADA. Um triste espectáculo.

Quanto a Miguel Brito que recebeu a missão de retirar votos à coligação, é ele também um lamentável retrato no que há de pior no Mesquitismo. Pobre homem. Arrastará pelo resto da vida esse estigma politico do oportunismo e desonestidade intelectual, politica e civica.

A luta continua! Mesquita ganha MAS NÃO CALA AS VOZES DAQUELES QUE DENUNCIAM AS SITUAÇÕES. Quem puder que dê com a boca no trombone. Denunciem as situações, as jogadas, os negócios tudo o que sirva para desmascarar actos de gestão autocrática e duvidosa.

Sr.Dr.: fique entre nós, alimente a esperança e cada vez seremos mais a apoiá-lo.

Anónimo disse...

Dr Ricardo Rio,

Lutei anonimamente nos bastidores para dar o meu contributo para que a vitória fosse sua.

Julgo que foi a melhor campanha de sempre contra o poder instalado.

Não se deixe levar pelas opiniões que deve sair e que já foi a segunda vez... o grande problema deles é o medo.

Daqui a quatro anos, nem que fosse com mesquita ou sem ele...chegará o tempo de mudança e já vem tarde.

Não deixe que um qualquer tubarão do psd sequioso de poder deite por terra o seu trabalho. Eu pessoalmente, estou disponivel para o ajudar na campanha nos próximos 4 anos, no que me for possivel. Deixe no seu blog onde e quando precisará de gente e certamente arranjarei pessoa cansadas desta situação em Braga que estarão disposto a dar parte do seu tempo em nome da cidade.

J.A.

André disse...

Dr Ricardo Rio,

O seu projecto para Braga alimentou sonhos e esperanças.Obrigado por isso...

Pena é que mais uma vez a cidade e quem a ama percam para as freguesias rurais, onde impera a ignorância política, e onde inaugurações de 4 em 4 anos chegam para ganhar votos...


No fim, fica o atraso da cidade por culpa de quem nada tem a ver com ela, de quem só a vista ao domingo, para passear no jardim de caixões da avenida da liberdade...

A cultura, o ambiente, o urbanismo, só interessam a quem sofre com eles (ou por falta deles) todos os dias. Por esses bracarenses (verdadeiros bracarenses), continue a lutar!



Obrigado por me ter feito acreditar de novo na minha cidade!

Hugo Costeira, aka "Untouchable" disse...

Amigo Ricardo,
Tu foste, e és o "Obama" de Braga... muita gente, da nossa geração, mais velhas e mais novas acreditam que tu és a pessoa certa para uma nova era em Braga, uma nova Braga.
O que é certo é que o Mesquita continua Presidente e a sua votação aumentou. A tua também, mas a dele é realmente um factor a ter em consideração. Afinal, quem quer a mudança não é uma maioria, mas uma minoria. Talvez um punhado de sonhadores... não fomos nós que ganhamos, foram eles!
Cada vez mais gosto e aprecio a expressão: "o povo tem aquilo que merece!" E essa é uma verdade!
O facto de não teres ganho nada tem a ver contigo, com o teu valor enquanto pessoa, cidadão e político; está directamente relacionado com a mesquinha mentalidade da maioria dos cidadãos bracarenses, acostumados à mediocridade, à corrupção e compadrios. Foram esses que se recusaram a assumir-te como legítima e lógica mudança para a cidade de Braga.
Quem te apoia e conhece, apoiar-te-à sempre! Acreditando que deveria ter um sabor estrondoso teres às tuas mãos a morte de um dinossauro político dos mais velhos e ágeis, acredito que a tua ambição é mais humana do que isso, e prende-se com o futuro de Braga.
E esse futuro de Braga é feito de pessoas que se assumem, sem medo! Faz-me o favor de recusar os autarcas que, em nome do pseudo-independentismo, se recusam a carregar as cores da tua bandeira, mas não temem comer contigo na mesma mesa. Ou estão contigo e o assumem, ou então que sejam verdadeiros independentes! O meu partido, o PPD-PSD, não é um porto de abrigo para trocas de camisas por conveniência! É um partido sério, para pessoas sérias!
Se assim for, enquanto vereador terás um papel fundamental: seres polícia do futuro de Braga. E aí, nas próximas autárquicas, conta com a mesma equipa, mas com muita mais gente ao lado, para teres a merecida oportunidade de lá chegares e provares que foste merecedor desta imensa dedicação de uma jovem minoria que quer ser maioria e não consegue deixar de lutar por isso!
Obrigado por seres assim, obrigado por mostrares que na política nem tudo é como nos habituam a ver. Orgulho-me de ser teu amigo! É um verdadeiro privilégio!
Um forte abraço!
HC

Anónimo disse...

André,

Bem pode culpar as aldeias pela vitória... até a mim me custa ver tanta ignorância, estupidez, servidão junta.... Dá vontade de pegar nas trouxas a ir para bem longe....
Na nossa freguesia fizemos tudo o que era ao nosso alcance e O Dr. Ricardo bem o viu, pois há 4 anos nem conseguiu lá entrar e este ano até um hino tinhamos.
Depois de tantas queixas contre a atitude autoritária e pouco cívica do nosso presidente resolvemos ajudar a população mas afinal eles até gostam de ser insultados, calados, ameaçados.... VIVE A ESTUPIDEZ.... A IGNORÂNCIA.....
Dr. Ricardo, apesar da grande mágoa que sinto, espero que não nos abandone durante estes quatro anos iremos nos preparar melhor, alias já antevemos o sucessor ao actual...
Por isso, será com grande força, alegria e prazer que daqui a quatro anos estarei ao seu lado, desta vez assumindo perante todos a minha posição....
Lhe peço não nos deixa vamos juntos continuar o nosso trabalho....
JÁ CHEGA DE TANTAS FARRAS, TACHOS, PANELAS E ....

M.F.

Anónimo disse...

Dr. Ricardo Rio

Acreditei e acredito na política como o Dr. Ricardo Rio a implementa, de uma forma séria e responsável. Fez-me voltar a acreditar na política. Para mim fui um prazer fazer parte da equipa encabeçada pelo Dr. Ricardo Rio. Lutei e acreditei que era possível a mudança, até ao fim! Tive pena que a mudança política, necessária na governação da autarquia bracarense, fique novamente adiada... e entristece-me saber que os bracarenses não seguiram o exemplo de tantos outros concelhos que destronaram políticos, com anos de governação! Esses concelhos não temeram a mudança, nem se deixaram intimidar com as pressões na luta pelo poder.

Como cidadão insatisfeito, sinto que não posso ficar indiferente. Acho que a cidade de Braga precisa de pessoas e de políticos como o Dr. Ricardo Rio. A cidade de Braga precisa do Dr. Ricardo Rio. E para mim, será uma alegria, se decidir continuar esta luta política. Fui um enorme privilégio conhece-lo! Bem haja!

Um abraço
Domingos Coelho

Anónimo disse...

Caro Ricardo Rio, em 2005 para a Camara votei em branco devido à presença do Miguel Brito. Felizmente os Britos já não contam em Braga.
Este ano tinha a esperança que Braga pudesse respirar livre desta asfixia corruptiva.
Custa perder quando o adversário é fraco ou mediocre, mas a lei dos votos é mesmo assim. No caso, penso que é irrelevante perder para este antro de corrupção e caciquismo instalado. Infelizmente nem o Bloco nem o PC conseguiram perfurar essa muralha de podridão.

Para o futuro:
Que a coligação se mantenha e aprofunde uma estratégia comum pois concorrer em separado será uma tentação que fará perdurar o caciquismo "socialista" em Braga.

Não sei se lhe podemos pedir o esforço de continuar mas o capital politico adquirido é fundamental para o futuro.

Bem haja!

Anónimo disse...

Muito bom este post.

Uma nova candidatura com Nuno Alpoim a integrar a coligação.

O que o Dr. Ricardo Rio se esquece é que existe muita massa cinzenta no concelho de Braga melhor que o Nuno Alpoim.

Registem 13/10/09 pelas 17:02 EU DISSE...

António disse...

Dr
Falo de Dume onde o PS Obteve a maior votação fora da cidade a lista do PSD era demasiado fraca para ser verdade.

Trandeiras 2009 disse...

Dr. Ricardo Rio,

Parabéns pela forma empenhada com que travou este combate político!
Fico triste por Braga, porque no fundo quem perdeu foi a cidade e os bracarenses!

Creio que não atingimos ainda, como povo, a maturidade nem a cultura democrática, que nos permite olhar para além do compadrio e do docinho pra adoçar a boca. Também na minha freguesia vivemos algo igual, onde as pessoas não ligam às ideias, aos projectos, aos programas!

A falta de ética e seriedade democráticas ainda proliferam, infelizmente, por este nosso Portugal!

Só lhe posso dizer que foi um prazer combater ao seu lado, trilhar este caminho. Apesar de no primeiro momento a nossa força e vontade esmorecer um bocado, a verdade é que me sinto completamente empenhado para continuar a luta. E, por certo, em especial em Trandeiras, não deixarei de estar na linha da frente do combate pela transparência, pela competência e pela sustentabilidade da gestão autárquica e pelo desenvolvimento da nossa Terra!

Um abraço amigo e reconhecido,

Ricardo Lopes.
(Juntos por Braga - Trandeiras)

Anónimo disse...

Meu caro amigo Ricardo,
Não podia deixar passar este momento sem te dizer algumas palavras de apreço.
Quero te dar os parabéns por todo o enpenho dedicado aos Bracarenses, que não souberam reconhecer o verdadeiro líder que tu és. São muitos os telefonemas de apoio que recebo, de freguesias onde ganhamos, de outras onde perdemos, mas que estão e estarão sempre do teu lado. Braga precisa de uma pessoa com tu, com garra, determinação e acima de tudo idónea.
Acreditei, acredito e continuarei a acreditar no teu projecto para a nossa Cidade.

Até breve companheiro.

César

Anónimo disse...

Dr. Ricardo Rio
Parabéns pela excelente campanha de 8 anos.
Foi sem dúvida O adversário de Mesquita Machado.
Concordo com alguns dos comentários aqui deixados e descordo de outros.
Já deu para perceber que, apesar destes 8 anos de campanha, o seu "trabalho de opositor" não foi reconhcido pela maioria.
Para que não desgaste mais a sua imagem, não se aventure nos próximos anos a mais uma candidatura. Deixe a oportunidade para o Dr. Firmino Marques e quem sabe... voltar a tentar mais tarde.

Anónimo disse...

Só hoje ganhei coragem para dizer qualquer coisa.
Não é que tivesse acontecido algo que eu não esperasse, mas apesar de tudo mantinha uma leve réstia de esperança que tudo fosse diferente. O povo do concelho de Braga não soube ou não quis votar em RR e optou por escolher um pessoa que está com de mais de 60 anos, que já está no poder há 32 anos, para um último mandato em que a motivação não pode ser muita... E optou por não eleger um jovem com cerca de 40 anos, que gastou 8 anos, numa altura dourada da sua vida, para tornar Braga uma cidade diferente para melhor e que, na minha opinião, tinha vontade e condições para isso. Não quis assim o povo de Braga e, pode dessa forma ter desbaratado uma boa opção. E deverá Ricardo Rio gastar mais 4 anos da sua vida numa luta perdida? Conseguirá ele ganhar força e alma para lutar pela Cãmara daqui a 4 anos ou deverá olhar pela sua vida? E daqui a 4 anos quem garante que o PSD se vai coligar com o CDS? E quem garante que o povo não irá decidir pelo mesmo caminho, e unir-se contra RR?
Braga ficou perder, disso não duvido. Qualquer que seja a decisão de RR será perfeitamente legítima. Se ele abandonar, Braga perde, os socialistas e a sua máquina esfregam as mãos de contente. Já há aqui quem o esteja a tentar empurrar... Porque será?

Anónimo disse...

Discordo do comentário anterior.

Ricardo. Continua. Sabes que todos queremos e a cidade também quer que tu continues. A coligação é agora mais forte.

Assim sendo a proposta anterior é capciosa, fracturante e divisionista. Ojo!

Anónimo disse...

Dr. Ricardo Rio

É egoísmo da parte do povo bracarense pedir-lhe que continue, depois de ter dado tantos anos a esta causa, muitas vezes sacrificando a vida pessoal e familiar, sem que conseguisse derrotar a inércia instalada em Braga. Por isso, se não quiser continuar será por todos entendido...


Mas permita-me, por uma vez, ser egoísta: o seu projecto para esta cidade é bom demais para morrer...


Talvez o concelho de Braga não o mereça, mas a cidade luta por si, e precisa de si...

Obrigado!

Susana Ferreira disse...

Apesar de já viver nesta cidade há alguns anos só este ano votei aqui. E votei Ricardo Rio para Presidente da Camara e para a Assembleia Municipal. Para a junta votei branco porque acho a campanha do infelizmente ainda PJ asquerosa e nao me deram a conhecer o programa dos outros concorrentes. Também acho triste que ainda se consiga comprar votos com chouriços e frangos! Que triste povo, que mentalidade...
Nunca serei capaz de votar no partido com o qual me identifico enquanto pessoas fanáticas pelo poder, vazias de ideias, indiferentes aos reais problemas desta cidade como é (há demasiado tempo) o Mesquita Machado, estiver á frente desse partido localmente.
Por outro lado alegra-me que ja se note uma vontade de mudança.
O Dr Ricardo Rio é de facto quem eu gostaria de ver á frente desta cidade, acredito no seu espirito, acredito que efectivamente consiga fazer algo de útil por esta cidade e pelos bracarenses. tenho Fé que este objectivo vai ser alcançado em 2013! Não desista!

pabarbosa disse...

Ricardo Rio ganhou a cidade de Braga.

Mesquita ganhou nas aldeias.

A cidade de Braga disse não a Mesquita de forma muito clara e verdadeira.

A legitimidade do Mesquita "chefiar" o concelho de Braga, que inclui obviamente a cidade de Braga está muito diminuída. Assim, um concelho com o corpo separado da cabeça, não funcionará positivamente a favor dos bracarenses.

Neste patamar, Ricardo Rio com "cabeça" poderá marcar definitivamente a diferença para o futuro de Braga, região envolvente, país e mundo. As batalhas não se fazem só no campo da vereação autárquica, fazem-se com "cabeça" junto dos cidadãos, das freguesias, com debate permanente e conhecimento sobre os factos na rua. Vamos a isso, estou disponível a partir daqui para o futuro.

Um abraço e parabéns pela vitória na cidade de Braga.

P.S. :1º passo: S.Victor e as Sete Fontes; Maioria na maior freguesia de Braga e muito trabalho pela frente. Seria emblemático.

Paulo Arantes Barbosa

josé costa disse...

Sou de uma freguesia rural. Perante a generalidade destes comentários sinto-me um prefeito parvónio.
Discordo completamente sobre a presunção de que os moradores da cidade sejam por esse facto superiores intelectualmente ou moralmente. Caso assim fosse teriam obrigação de já ter corrido com o Sr. MM há já muito tempo.
Acho que devem analisar o comportamento dos eleitores com mais frieza; ponderância e afastamento do coração.
Penso que a influencia e manipulação, para o bem ou para o mal do povo, é um problema cultural do país e não só cá do Burgo, e alguns políticos são exímios nessa arte de manipular e influenciar. O caso do Sr. MM, percebeu perfeitamente, e atempadamente onde seria o seu campo de batalha, e apetrechou-se com todas as armas ao seu alcance, penhorando indiscriminadamente e indefinidamente a cidade e agora o campo! Essa é a grande verdade.
O povo é mais lesado, do que culpado. Compete a quem vê melhor ajudar aqueles que estão perdidos no meio dos assédios ou entretidos com as suas dificuldades e carências locais, ou ainda, apenas desligados de uma realidade mais abrangente.
Creio ser obrigação de todos os intelectuais, trabalharem com os jovens nas escolas, a capacidade de auto análise auto critica para serem capazes, de individualmente, avaliarem melhor o que os rodeiam e não serem tão vulneráveis no que diz respeito às manipulações.

José Costa

pabarbosa disse...

Caro José Costa

Concordo inteiramente consigo e até vou mais atrás no tempo, quando um senhor chamado Salazar era acusado pelos senhores do 25 de Abril, incluído o sr. M&M, de querer o povo, feliz, analfabeto e entretido na sua terrinha não interferindo no exercício do poder, qual sacrifício e missão ingrata.
Pois, pouco mudou nestes 35 anos.