quinta-feira, 3 de Setembro de 2009

Questões de Blogs (Próxima reunião, 10/09, 9:30)


Quem quer que tenha assitido a uma reunião pública do Executivo Municipal conhecerá o perfil-tipo destas ocasiões: uma agenda ligeira que não merece especiais discussões, uma ou outra questão divergente em que o debate não é alimentado pela maioria e quase nada permitido à Oposição, nenhuma informação de mote próprio do Presidente da Câmara e um leque alargado de questões da Oposição na parte final da reunião sobre os mais diversos temas municipais.
Foi este leque de reparos, dúvidas e propostas que a Oposição faz normalmente no final de cada reunião, dando sequência a iniciativas próprias, questões de Munícipes, problemas levantados no Gabinete de Atendimento dos Vereadores da Oposição (todas as Segundas e Quartas-feiras, das 11:00 às 12:30 na CMB - Praça do Munícipio) ou meras notícias da comunicação social que o Assessor de Comunicação do Presidente recentemente rotulou de "Questões de Blogs".

Pois bem, como o Senhor Presidente só "despacha" no Gabinete e não está disponível para aderir à blogosfera, resolvi tomar a iniciativa de levar a blogosfera até ele.
Assim, quem quer que queira colocar uma questão ao Senhor Presidente da Câmara sobre um determinado assunto da gestão municipal poderá colocá-la através dos comentários a esta mensagem ou enviá-la ao meu cuidado para o e-mail: rrio@juntosporbraga.com.
As questões serão colocadas na reunião subsequente do Executivo e as respostas divulgadas aqui em momento posterior.
A vantagem de as fazer através deste canal é de que o Assessor de Comunicação e demais staff Municipal possam ir adiantando serviço de forma a que as respostas sejam mais exaustivas, rigorosas e concretas.

146 comentários:

Tito Lívio disse...

«Questões de blogosfera»...
Mais uma vez o Ricardo aparece com uma ideia genuína que conduz ao alargamento da participação cívica.
Que parece-me ser uma das pouca (únicas?)vias para chegar ao Município.
Até porque permite o anonimato tão necessário na sociedade de medo em que se instalou a país e, particularmente, a sociedade bracarense.
Não é por acaso a intolerância evidente perante a crítica e o não consenso sobre os mais variados temas. Não é por acaso o silêncio social crítico sobre as opções estratégicas, ou a falta delas. Não é por acaso o silenciamento de algumas elites socioculturais e comunicacionais, como contrapartida de algumas vantagens de diversa índole. Não é por acaso que a maior parte dos que desejam exercer a cidadania e denunciar o clima de medo instalado, o façam preferencialmente na blogosfera. Que está a desenvolver-se duma forma vertiginosa.
É aí que, sob a capa do anonimato, que a liberdade se espraia, vencendo o medo dos espaços e territórios onde os abjectos bufos se instalam. Mas isto só acontece porque a vida está difícil e incerta como nunca! Mas é, também, um terrível sinal de que o país está doente. E considero que Braga está moribunda também no que respeita à liberdade e participação cívica.
Por isso mesmo, Caro Ricardo, dou-lhe os parabéns por este seu Blog
que considero um espaço de liberdade. O seu trabalho, que considero notável, vai dar frutos em 2009. Não tenho quaisquer dúvidas. Braga precisda e os bracarenses merecem.
TL

Anónimo disse...

É impressão minha, ou isto são os preliminares para daqui a uns dias aparecer com a sugestão de um provedor para a blogosfera bracarense...

José Lopes disse...

De que tem medo o Presidente da CMB?

Porque será que o Sr. Presidente da CMB, encarregou o seu diligente empregado/chefe de gabinete ou lá o que é o sr. de convocar os Srs. Presidentes de Junta para subscreverem um abaixo assinado, contra a iniciativa da coligação juntos por braga, de debaterem as AEC e a componente de apoio à familia nas escolas do 1º ciclo de Braga. Porque é que estes quais servos diligentes foram a correr assinar o dito cujo panfleto?. Não me lembro de o dito sr acessor, promover nenhum abaixo assinado de solidariedade para com a Vereadora de Educação que foi desautorizada e enxovalhada publicamente pelo Presidente da CMB, na questão da Escola de Navarra, quando retirou os professores das AEC da diar escola, sem se certificar se era isso que os Pais queriam ou de verificar de não estavam a ser manipulados por um dois desses Pais. Não tive conhecimento de quer tivesse o dito chefe de gabinete promover qualquer inciativa ou a reclamar melhores condições para as escolas das freguesias dos Presidentes de Junta tão solicitos a subscreverem abaixo assinados, ou ainda a protestar pela machadada que foi dada na escola publica pelo Sr. Presidente, pondo inclusivamente em causa a unica medida positiva do governo do partido dele tomada nesta governação. Mas isto não passa de mais um sinal claro de desespero de quem sente o poder a fugir-lhe entre os dedos. Quanto ao resto como diz o ditado só faz falta quem cá está e eu lá estarei no próximo dia 26 para debater este assunto que me diz muito ao contário do dito chefe de gabinete.

Já agora fico á espera de ver quantos abaixo assinados o chefe vai promover no final do ano lectivo contra o encerramento da escola de navarra.

José Lopes - Presidente da Associação de Pais de Palmeira

Dario Silva disse...

Aceite o convite.
A minha pergunta ao exceutivo camarário e TUB EM é:

- Para quando o regresso do autocarro ao Largo da Estação?

(Para termo de comparação poderão ser elencados os nomes de várias vilas e cidades tão díspares como Porto, Lisboa, Ermesinde, Paredes, Vila Nova de Foz Côa, Albufeira (aldeia de Ferreiras), ou a estação de Castro Verde-Almodôvar localizada a algumas dezenas de quilómetros das respectivas vilas. Ah, juntar Guimarães à lista. Ou Famalicão!)

Dario Silva, munícipe e sócio da república.

kikas disse...

Coloco esta pergunta: é ou não verdade que o Mesquita quer pôr a Academia do Braga no 1º de Maio, PEB e demais Parque da Ponte?

daniel veloso disse...

Queria saber se é verdade que a Variante do Cávado foi deslocada umas centenas de metros para se aproximar do Dolce Vita? E, se assim for, se vão fazer como o Governo e compensar os proprietários dos terrenos envolventes ao traçado que estava definido no PDM em vigor por este defraudar de expectativas.

gonçalves disse...

Posso também fazer-lhe uma questão a si? Não acha que está escolhido o seu adversário na recandidatura em 2013? Depois de ler "O Balcão" desta semana acho que o PS vai apoiar um candidato independente...

toze disse...

Eu sei que estou a fugir ao espírito deste espaço mas gostava de lhe perguntar porque é que não avança com a proposta da Região da Cultura (o seu post do passado dia 8 de Janeiro) na reunião de Câmara.
Haverá alguém que não considere aquilo uma boa proposta? Phonix!

Ricardo Rio disse...

toze,
Acho que nesta altura não faz sentido efectuar essa proposta uma vez que ela já foi rejeitada no passado.
Fica para implementar em 2010, ok?

Anónimo disse...

Tive conhecimento, há algumas semanas atrás, que vários funcionários do Teatro Circo estão a ser despedidos.E quando digo vários refiro-me concretamente a oito elementos que, segundo, me garantiram, alguns deles faziam parte do quadro desta casa. É verdade?
A ser verdade, não se trata de despedimento colectivo?
Acho que era legítimo saber o que se passa com a gestão de um investimento tão significativo para a cidade para serem tomadas medidas tão radicais.

Rita Vaz disse...

Gostava de saber para quando é o parque arborizado de Lamaçães. Vai ser o Holmes Place que vai pagar?

Anónimo disse...

Poderá perguntar na CMB porque e que os pontos de recolha de lixo para reciclagem estão sempre cheios, todos sujos, com lixo domestico a aglomerar-se a volta e cheiros nauseabundos. No fim de semana tive de percorrer 4 pontos para deitar o lixo!
Já agora seria de questionar se é porque o director da braval é filho do presidente da camara?
E já agora pergunte na reunião quantos filhos, sobrinhos, primos e afilhados de dirigentes do municipio e das freguesias estão em empregos municipais sem fazerem nada. Seria necessário um levantamento!

Ricardo Rio disse...

Não é filho. É genro.
Quanto à última parte da sua questão, não me preocupa o parentesco mas sim o "não fazerem nada". Se conhecer casos concretos, agradeço que nos informe!
Abraço,
RR

Anónimo disse...

Sera que I dinheiro do ex-tunel vai ser para pagar a divida que foi contraida recentemente, ou vai ser na mesma desperdicada em propaganda encapotada?

Anónimo disse...

Seria de questionar se os autarcas responsáveis pela CMB pensam privatizá-la antes de irem embora. É que o entusiasmo é tanto a gabar as virtudes da gestão privada, mas que sabemos ser afinal só para resolver promessas eleitorais impossiveis de cumprir, que será de perguntar na reunião autárquica; se as privatizações, associações público-privadas, e todas as outras formas de condicionar o futuro do próximo Presidente da CMB, se limitarão ao que sabemos agora...

Queirós disse...

Dr. Rio,
Felicito-o pela dinâmica que vem imprimindo à oposição em Braga que bem precisa era depois de tantos anos de cumplicidade e convivência do Bloco centralíssimo que existe em Braga e que vai do CDS à CDU.
Gostava que colocasse a seguinte questão ao Eng. Mesquita Machado por causa dos pagamentos a fornecedores que ele dizia que pagava a 8 dias mas que agora até pede empréstimos para pagar, mas não paga.
Quais são os critérios para os pagamentos feitos pela Câmara? Porque é que uns quase recebem antes de entregar os produtos e outros esperam quase seis meses?

Anónimo disse...

Ainda sem as receitas do IMI, o Mesquita Machado pode pedir emptestado aos empreiteiros amigos. Pode perguntar se so pede para o filho dele?

Mário Relvas disse...
Esta mensagem foi removida pelo autor.
Ana disse...

No seguimento da pergunta que alguém coloca acima sobre os postos de reciclagem, gostava de saber porque é que em Braga não existem contentores de lixo, mas em lugar disso coloca-se o lixo no chão das ruas. É uma vergonha que isto aconteça! Todas as noites os passeios se enchem de lixo, às vezes ocupam as faixas de rodagem e passeios e em tantos locais os cães espalham lixo pela rua. Em Lisboa cada prédio tem um contentor. No centro do Porto há contentores espalhados pelas ruas. E em Braga?

zé galho disse...

ó ana, nós até podemos ser contra o município, contra a AGERE, contra tudo e mais alguma coisa, mas essa questão do lixo que coloca é bem mais complexa do que aparenta. Não sei se sabe mas a recolha porta a porta é bem mais cara do que ter contentores espalhados pela cidade, isto pelo óbvio e simples facto de ao concentrar os locais de recolha ou não tem a necessidade de recolher tantas vezes, ou consegue aumentar a velocidade da própria recolha. Posso pois garantir-lhe que os contentores vêm apenas satisfazer duas coisas: comodismo dos cidadãos e poupança de recursos. Sim, é verdade talvez consiga tarifas da AGERE mais baratas caso se implemente isso. No entanto parece-me importante salientar que a recolha porta a porta também tem as suas virtudes, desde logo por questões de saúde pública. Por exemplo em Madrid, se passar na Calle Serrano, local que possui talvez as lojas mais caras da capital espanhola, certamente que não ficará agradada com o cheiro que sai de um dos contentores de lixo que por ali existem, rodeado de moscas e outras espécies, sob o calor tórrido de um dia de Verão. Gatos e cães talvez gostem. Enfim, a verdade é que eu próprio não sei qual é a melhor solução. Sei no entanto que ambas têm prós e contras, tal como sei que existem grandes cidades europeias que gostariam de ter o sistema de recolha porta a porta, mas... sai caro. Enfim, estamos sempre a queixar de tudo, querendo sempre tudo o que não temos, mesmo que o que tenhamos até nem seja mau de todo. Lá está, é o comodismo puro e duro. Direitos e mais direitos. "Então eu não tenho direito de colocar o lixo na rua quando quiser?" A que propósito? Por acaso a rua é só sua? Custa-lhe muito ter hábitos cívicos e colocar o lixo a uma determinada hora? Sei que há pessoas que por razões profissionais talvez não possam, mas não vamos generalizar. Antes de exigir tudo e mais alguma coisa vamos dar primeiro o exemplo... please.

Anónimo disse...

Dr. Rio:
Gostava que confrontassse o Presidente da CMB com a situação da agente da PM que foi absolvida dos crimes que os seus superiores a acusaram.
1º: qual a posição do MM sobre esta absolvição?
2.º: Como pensa ele reparar os danos que a agente sofreu, quer patrimoniais quer psicológicos?
3.º: Que justificação ele dá para ter permitido uma suspensão da agente sem haver um procedimento disciplinar?
4.º: Que confiança existe no ainda comandante daquela força, o TC Mário Barbosa?
5.º: Que confiança existe no ainda vereador daquela força, o Vereador Carlos Malaínho?
6.º: Que se passa de tão grave na CMB que o próprio presidente da câmara não sabe que o seu vereador e o comandante da polícia se deslocam por iniciativa própria à PJ para apresentar uma denúncia perfeitamente e cuidadosamente planeada contra uma agente, sem qualquer um dos dois dar uma justificação hierárquica ao seu superior, uma vez que o caso era assim tão grave?
7.º: Porque não se demitem? Porque não são demitidos?
Muito obrigado pela sua atenção e bem-haja pelo blog que aqui tem!

Anónimo disse...

A questão não está na forma como recolhem o lixo, mas sim na limpesa da cidade de Braga. Por exemplo, no meu prédio penduraram na porta agora nos feriados um aviso da Agere a dizer que não recolhiam o lixo nas vésperas dos feriados, que mais parecia um aviso de alguém para dar explicações, do que de uma instituição pública. No entanto estes 'avisos' nunca tinham sido por lá vistos. Significando que antes o lixo era recolhido e eu pagava três vezes menos há três anos atrás à Agere, que ainda não tinha por lá os Névoas e Companhia. Agora o serviço está com menos frequência e muito pior, pois para o confirmar basta dar uma volta por Braga e arredores para ver o lixo espalhado, a sujidade e o descuido do espaço público. Podia perguntar ao MM se só está lá a servir os interesses aos Névoas, e desprezar a qualidade de vida dos bracarenses? É mais um prego no caixão do MM.

ana disse...

Sem querer entrar em diálogo, na verdade não disse nada por uma questão de comodismo, até porque para mim é muito mais fácil colocar o lixo à porta de casa do que deslocar-me ao contentor. Na minha opinião seria muito mais higiénico ter o lixo em contentores do que espalhados pela rua. Claro que isso implicaria recolher o lixo frequentemente, pelo menos com a mesma frequência com que é recolhido agora para não o deixar acumular, limpar contentores, enfim, algum esforço... Por exemplo, em Lisboa cada edifício coloca o contentor na rua ao anoitecer, e um camião próprio esvazia todos os contentores diariamente. É exactamente o que se faz em Braga, só que sem o lixo espalhado pelo chão. Para mim, lixo no chão nunca pode contribuir para a saúde pública... mas ok, aceito que haja outras opiniões.
Eu não sou, por princípio, contra o município ou a Agere ou outra coisa qualquer. Não sou "do contra". Isso seria estúpido! Simplesmente dou a minha opinião em situações concretas.

Anónimo disse...

O que esta em causa e triplicar a factura da Agere em 3 anos para server interesses de empreiteiros, ainda por cima com menor e pior recolha. Isso pode questionar o MM para nos rirmos da resposta...

Anónimo disse...

Dr.Ricardo,
Gostava que perguntasse ao eng.MM se posso por publicidade da minha empresa nas placas das ruas,qual o tempo de publicidade da AXA, quanto é o custo diário, mensal, anual.... é que começo a ficar cheia de ver sempre a mesma...Pois diga-lhe que o património edificado pelos e para os "ditadores", quando sofrem uma invasão/mudança de poder é o primeiro a ir a baixo...
Venham os canhões, rumo a 2009!....

Anónimo disse...

Dr.Ricardo,
Gostava que perguntasse ao eng.MM quanto paga a Câmara mensalmentede de juros de empréstimos contraídos aos bancos? E qual o valor dos pagamentos a fornecedores que estão em dívida à mais de 3 meses.

Nuno disse...

Os 26 comentários que precedem o meu são muito significativos.

Mostram, claramente, como as pessoas são sensíveis ao que se passa na cidade. O que é contrário à imagem da gestão municipal actual: tudo feito às escondidas, por caminhos sinistros e contra o interesse legítimo das pessoas.

É, pois, uma boa iniciativa de Ricardo Rio (mais uma!...)

PS: o eco-ponto do início da R. José António Cruz (S. Victor), está sempre a abarrotar entre a 6ª e a 3ªfeira (que é quando as pessoas lá podem ir despejar o lixo que separaram...).

Anónimo disse...

Neste feriado voltaram a pendurar o 'papelinho' da Agere no meu prédio e o lixo voltou a não ser recolhido. Poderia perguntar se no próximo ano vou pagar menos para os Névoas e Companhia, ou se mesmo com estes prejuízos para a população, lhes vou pagar quatro vezes mais em quatro anos.

Anónimo disse...

Dr.Rio,
Pode perguntar ao Eng. MM porque nao fez nada neste mandato, e mais concretamente tudo o que prometeu na campanha eleitoral.

Nuno disse...

Quanto ao lixo, penso que haver contentores para os prédios e caixotes (normalizados) para as casas mais pequenas será uma boa solução.
Os caixotes só podem estar na rua à noite. E, tal como os contentores, podem e devem ser regularmente lavados.

Esta questão - como outras - têm a ver com o ambiente e é interessante que toda a gente se empenha em valorizá-lo... menos os bizarros responsáveis da Câmara Municipal!

Anónimo disse...

Senhor dr. Ricardo Rio,pode perguntar ao responsável máximo pela protecção civil do município porque razão há menores que fazem serviços de emergência (combate a incêndios, serviços de saude) tal como reconhece o senhor presidente dos bombeiros voluntários de Braga e como pode ser testemunhdo por dezenas de menores que realizaram esses serviços?
p.s. o reconheimento desse facto pode ser constatado em diversas entrevistas à comunicação social.
já agora,a lei proíbe expressamente a utilização de menores.
Boa sorte!

Anónimo disse...

Se o Eng MM for constituido arguido na trapalhada da Quinta dos orfaos, vai embora da autarquia?

Jorge Pires disse...

Gostava de saber o que pensa o Executivo Camarário sobre os vários espaços verdes abandonados existentes na cidade.
Pretendia saber o motivo que a água da fonte da Praça das Fontainhas não foi ainda indicada a sua qualidade e também o motivo que se encontram os holofotes ali colocados há um ano desligados, assim como todo o abandono existente naquela zona habitacional.
Será por causa do Executivo da Freguesia ter a cor rosa ou será porque eu resido no local...
As pessoas é que não tem culpa.
Temos muita coisa para perguntar o resto tratamos em 2009.
Vou continuar as férias.
Bom trabalho
Jorge Pires - S Vicente

Anónimo disse...

Ex.mo Sr. Dr. Ricardo Rio,

Gostava de questionar a razão, se é que existe alguma, para o executivo municipal permitir a venda da AGERE~, visto que é a única empresa municipal a dar lucro. Parece-me estranho que a CMB permita tal alheamento a uma empresa que dá lucro, tendo em conta que fica na posse de outras que nitidamente dão prejuizo. E porque razão a oposição absteve-se desta alienação? Se a coligação "Juntos por Braga" pretende obter o poder em 2009, não o quererá fazer nas melhores condições possiveis?

Cumprimentos,
Miguel Marques

Anónimo disse...

Mis uma vez gostaria que o executivo camarário dissesse aos bracarenses porque razão têm de ser socorridos por cidades e vilas vizinhas.

Nuno disse...

Seria interessante saber como é que a Câmara Municipal de Braga pretende incentivar a habitação no Centro Histórico.

Como os carros estão cada vez mais longe, gostava de saber se a Câmara tem dados sobre a habitação e se esta, nestes últimos três anos (ou será melhor considerar trinta e três anos?), tem aumentado ou diminuido.

Nuno disse...

Mais uma questão:

Segundo o Público de 18 de Agosto de 2008, foram encontrados valiosos achados arqueológicos no quarteirão dos Correios. O próprio Prof. Sande Lemos considerou altamente provavél que o mesmo tipo de vestigíos se encontrassem por baixo da Avenida da Liberdade.

Assim, que opinião tem a Srª. Vereadora da Cultura quanto à salvaguarda deste Património, considerado único e de relevante interesse nacional? E o Ministério da Cultura? E o Igespar?

A Avenida da Liberdade mete dó e a Câmara pretende continuar com a sua destruição! Foi para isto que foi conquistada a Liberdade no 25 de Abril?

jpires20 disse...

Dr Ricardo Rio:

Eu resido em S Vicente e estou preocupado com a Freguesia.
Gostava que O Executivo Camarário se preocupasse com o grande número de casas abandonadas e em perigo de ruir existentes e em grande número na nossa Freguesia.
Também gostava que houvesse preocupação na iluminação pública que existem muitos postes que durante a noite não ligam e em compensação também existem outros que só desligam a partir das dez horas de houver sol.
Também gostava que o Executivo Camarário se preocupasse com os poucos espaços verdes que ainda existem na Freguesia onde o desmazelo e o abandono s
ão visiveis.
Em S Vicente falta tudo !
Gostava de viver com qualidade de vida a que tenho direito.
Jorge Pires S Vicente

Anónimo disse...

Sr. Dr. Ricardo Rio pode perguntar ao Eng. MM se vai fazer como a Agere, para a CMB dar lucros? Duplicar ate Outubro de 2009 todas as taxas, e diminuir os servicos que presta aos cidadaos...

CASTROV disse...

QUE NINGUÉM TENHA ILUSÕES, PELO QUE SE HOUVE, HAVERÁ CONCERTEZA INTERESSES INSTALADOS NA CMB QUE SE VÃO AGUENTADO A CUSTA DE EXPEDIENTES LEGAIS.

É NECESSÁRIO COMEÇAR A DESINTOXICAR A CMB, PELO QUE PROPONHO QUE A OPOSIÇÃO DESAFIE O PRESIDENTE DA CMB A COLOLCAR NO SITE DA CÂMARA O SEGUINTE:
- LISTA DE EMPRESAS FORNECEDORAS E PRESTADORES DE SERVIÇO;
- LISTA DE CONCURSO ABERTOS;
- OBRAS EM FASE DE ADJUDICAÇÃO E RESPECTIVOS VENCEDORES;
- EMPRESAS COM PAGAMENTOS EM ATRASO COM MAIS DE 30 DIAS
- DESCRIÇÃO RESUMIDA DA PRINCIPAL ACTIVIDADE DE CADA SERVIÇO CAMARÁRIO, RESPECTIVO Nº DE COLABORADORES E VINCULO CONTRATUAL.

Anónimo disse...

Dr. Rio mais um escândalo nos bombeiros voluntários de Braga que se passou hoje.

Uma pequna trascrição do sucedido que pelos vistos virá na imprensa:

"Caro Farricoco,com que então mais uma Machadada esta tarde nos B.V.B.,
O Genro do proprietário da Hyundai,colocou-se em frente ao quartel convocou a comunicação social e desmascarou o machado e cerqueira pela divida de mais de 75000€,que estes temam em não pagar."

Em breve poderá saber mais novidades no Farricoco.

Aquela instituição já está como a economia americana: é privada mas precisa de um baillout e interveção pública.

Depois não digam que não foram avisados.

p.s. Quando aquilo ruir nós próprios iremos denunciar publicamente TODOS os que pactuaram através de acções ou omissões.Vai ser um "massacre".
Uma casa com 130 anos merece melhor.

Anibal Duarte Corrécio disse...

Ao quadragésimo primeiro comentário sobra-me apenas o lugar para esta pequena sugestão : façamos uma subscrição pública e compremos um modelo mais avançado do MAGALHÃES . Pode ser que assim o Eng. Mesquita Machado se entusiasme e adira à blogosfera !Um abraço...Maldito !

Anónimo disse...

Dr. Rio,já leu hoje o Diário do Minho (3/10/2008)?
Nós avisamos,nós avisamos...
ass: 100 demissionários que já previam isto à 2 anos atrás.

Anónimo disse...

Dr. Ricardo Rio após a confirmação oficial (não da Câmara de Braga) que o novo Hospital de Braga não ficará pronto antes de 2012, poderia perguntar ao Eng. Mesquita Machado se vai pendurar um outdoor em local de grande visibilidade - como fez no Museu D. Diogo a dizer que a culpa dos atrasos era do Santana! - dizendo neste caso do novo Hospital de Braga que a culpa dos atrasos é dele e dos seus correligionários.
Uma sugestão para a colocação desse outdoor poderá ser a Praça do Município, para o Eng MM ver a dimensão da sua demagogia e mediocridade, sempre que passar...

Nuno disse...

Que tem o Senhor Presidente a dizer sobre o estado degradado a que chegou o Campo da Vinha?

Anónimo disse...

Ex.mo Sr. Dr. Ricardo Rio,

Gostava de questionar o Eng MM, qual a data em que prevê que termina a construção do novo Hospital de Braga. É que ainda não o ouvi dizer nada recentemente...

El Salvador disse...

Dr. Ricardo,

A imprensa económica de refere como sedeados no Porto todos os Pólos de Competitividade previstos para o Norte. Que passos (não?) deu a Câmara de Braga sobre este assunto?
Obrigado.

Anónimo disse...

Dr. Ricardo Rio,
Queria que perguntasse onde estão os estudos das parcerias público-privadas recentemente abandonadas, pois pela rapidez com que foram abandonadas, trariam água no bico para a sua gestão municipal após Outubro de 2009.

Ricardo Rio disse...

Caro anónimo,
As parcerias vão avançar. Só ficam de fora o Pavilhão Multiusos, as Piscinas e o Parque do Picoto por serem alvo de candidaturas a Fundos comunitários...

Anónimo disse...

Dr.Rio, quanto paga a CMB de juros aos bancos mensalmente? Tem de saber para preparar a sua ida para presidente!

Ricardo Rio disse...

Caro anónimo,
Antes da subida das taxas do início do ano e dos empréstimos de curto prazo contratados, a CMB ia gastar 3,8 milhões de Euros este ano. A dividir por 12... é só fazer as contas!
Ok, ok são cerca de 330 mil Euros/mês.
A partir do próximo ano tem que lhe juntar os valores das rendas da PPP.

Nuno disse...

Que têm a dizer, os responsáveis da Câmara Municipal de Braga, da política de trânsito da cidade?

Martinho disse...

Caro Dr.;
Olhe que ele está atento à blogesfera, na missa das nove, o acessor mais empenhado e mais profissional, o JP Mesquita leva lá o resumo de tudo.
Agora se quer mais umas dicas, para levar à reunião do executivo, imprima o farricoco e já leva ferramenta que chegue, há e não esqueça de imprimir também os comentários.

Nuno disse...

Todos conhecem os problemas urbanísticos da cidade. Então, pergunto, está a Câmara decidida a acabar com os loteamentos (e a substituí-los por Planos de Pormenor)?

Anónimo disse...

Senhor dr. Ricardo Rio,pode perguntar ao responsável máximo da CMB se só vai cortar fitas de 'shopings centers' nas vésperas das próximas eleições, e inaugurar um tunel para servir outro 'shoping center', ou se vai fazer o que prometeu, e despoluir o Rio Este, tirar as sucatas da entrada da cidade e colocar em parque, se vai inaugurar o 'novo Bracalândia', se como dizia no governo PSD 'só em 2010 teremos novo Hospital de Braga!', quantos parques verdes e jardins vai criar, e se vai deixar de fazer negócios para ele, para os empreiteiros, e para a família até ás eleições.
Boa sorte!

Anónimo disse...

Uma pergunta muito simples. Porque tarda a CMB em pintar TODAS as passadeiras em torno da rotunda do Braga Parque/Rua de São José? É uma zona com muito movimento de automóveis e de peões, especialmente jovens e crianças. A ausência de passadeiras devidamente pintadas põe em perigo a vida dos peões. Os automóveis passam muitas vezes em excesso de velocidade, sem qualquer respeito pelos peões. Estão à espera que haja mais atropelamentos ou uma reportagem da TVI?

Rui Marques

Anónimo disse...

Porque razão os bracarenses têm de esperar 45 minutos por uma ambulância da cruz vermelha de prado quando são atropeladas em pleno centro da cidade?
Não há bombeiros em Braga? (retórica claro)

Anónimo disse...

Dr. Rio:
As mentiras do Sr. Presidente acerca das licenças do túnel foram para poder acelerar a obra, afim de o terminar antes das eleições autárquicas de 2009?
Sendo assim, para que precisam os munícipes de Braga de tirar licenças na CMB? Pode perguntar ao Sr. Presidente se se pode ignorar também a CMB, não por um mês; mas por um ano, ou uma década?

Anónimo disse...

Para dar mais transparência a estas reuniões seria possível publicar aqui, ou no site autárquico, as actas e os documentos aí trocados?

Ricardo Rio disse...

Caro anónimo das 12:10,
Para começar, era importante que as actas reflectissem o que se passa nas reuniões, como acontece na esmagadora maioria das Autarquias e nas reuniões da Assembleia Municipal.
Mas concordo obviamente com a sugestão.

Anónimo disse...

Gostaria de saber porque razão o caso do uso abusivo de água da rede pública por parte dos BVB foi abafado pela AGERE.
O cidadão comum leva com cada cachaporrada quando prevarica...

Anónimo disse...

Dr. Ricardo Rio,
Se as actas das reuniões não reflectem o que se passa é mais uma razão para o Sr.Dr. as publicar aqui, pois poderá corrigi-las e clarificar-nos a todos relativamente ao que se passa na Câmara de Braga e que actualmente o que sabemos existir são suspeitas generalizadas de corrupção.

Anónimo disse...

Porque razão a oposição não leva a questão das escavações arquológicas ao ministério público?

Anónimo disse...

Dr. Ricardo,

O Eng MM assumiu na mensagem de ano novo que iria ajudar de forma "muito particular aqueles que, de entre nós, mais podem precisar do que está ao alcance das competências municipais". Gostava que lhe perguntasse, para ele enumerar, as medidas e os incentivos que vai dar aos 'Concidadãos' em 2009.

Duarte de Armas disse...

Ex.mo Dr. Ricardo Rio,

Acredito que na ordem do dia estará a sempre questão da renovação do centro histórico. Pelo menos até haver um programa e uma execução física que consubstancie uma realidade para o centro de Braga.
Gostaríamos, pois, de solicitar ao Sr. Vereador que indague o Sr. Presidente do Município sobre alguns pontos, os quais passo a referir:
1 - Uma vez mais o centro histórico sofre uma tropelia com um incêndio que devastou um prédio abandonado. Há, ou não, uma estratégia de recuperação, revitalização e incentivos para o Centro de Braga e, em caso de pensar implementar, em que consistirá?E em que fase se encontra o processo do prédio que ruiu na Rua dos Chãos?;
2 - Tendo em conta que grande parte dos edificios abandonados são ocupados por sem abrigos e toxicodependentes, que fazer em relação a:
2.1. - garantir a segurança dos habitantes?;
2.2. - implementar medidas de acção social para alojar condignamente sem abrigos e proceder a acções de recuperação e reinserção de toxicodependentes?
3 - Relativamente ao edifício que está a surgir adossado à Torre Medieval que alberga o Museu da Imagem, não haveria interesse da CMB adquirir o espaço e musealizar condignamente esse Património?

Esperamos que estas questões tenham cabimentação na próxima reunião pública do executivo Municipal e que possam ter respostas.

Anónimo disse...

Dr. Rio,
Felicito-o pela dinâmica que vem continuando a imprimir à oposição em Braga que bem precisa era depois de tantos anos de cumplicidades e conivências.
Gostava que colocasse a seguinte questão ao Eng. Mesquita Machado por causa de uma coima que fui esclarecer e pagar à Agere. Deparei-me lá com um Departamento Juridico com 7 ou 8 pessoas!
Será para lhes pagar os salários que o cidadão comum leva tanta cada cachaporrada quando prevarica?

Anónimo disse...

O departamento jurídico é grande mas a denúncia da água roubada pelo comandante dos BVB para lavar a obra privada de um empreiteiro no parque de exposições está parada desde Outubro.

Anónimo disse...

Veio a noticia no JN que estão prestes a abater 350 sobreiros na zona do novo hospital. O abate imediato sem projecto para compensação das árvores abatidas é ilegal e no entanto as árvores já estão marcadas a tinta para o abate.
Notica aqui: http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Braga&Concelho=Braga&Option=Interior&content_id=1075191

E já agora, na mesma zona, a zona de 50m de protecção do monumento nacional das Sete Fontes está a ser invadida por estaleiros de obras tendo sido já cortado o acesso entre 2 minas de àgua.

A câmara na sua eterna hipocrisia em relação às 7 Fontes que tem feito? Primeiro tenta que ninguém repare no assunto autorizando construções que fizeram desaparecer misteriosamente uma mina de àgua. Depois da classificação já estavam muito prestáveis a "defender" o complexo mas o que se tem visto é que não mexem uma palha!
Faça o favor de perguntar aos "senhores" (outras coisas se poderiam chamar a esta espécie reles que de gente não têm nada) que desgovernam a cidade o têm feito.

El Salvador disse...

O abate das árvores saiu em DR onde se explica o que a ARSN deverá plantar com os arranjos exteriores da obra. Foi publicado esta semana.

Anónimo disse...

Dr. Rio:
Gostava que confrontassse o Presidente da CMB com o que se passou depois do jogo do Braga com o Benfica na luz, quando o MM fez uma intervenção pública para desancar no árbitro e nos seus colegas dirigentes do futebol nacional. O MM actuou assim para fazer politica reles e barata e mostrar serviços aos bracarenses em ano de eleições ou sempre que houver lances polémicos no futebol vamos ter de o ouvir, mostrando que Braga mais parece o Marco de Canaveses...nos cómicos e vergonhosos velhos tempos.

Anónimo disse...

Quando fica pronto o novo hospital de braga?

Anónimo disse...

Porque é que cortaram árvores em fren`te à u.m. no terreno da quinta?
Pode confirmar isso?

Anónimo disse...

Ao lider da oposição deveser colocadas questões com tino.

Quando fica pronto o novo hospital de Braga?

Ainda nem começou...!!!

Anónimo disse...

Dr. Ricardo,

pergunte ao Mesquita Machado o resultado das sondagens. Obrigado.

Nuno disse...

É importante saber como vai proceder a Câmara quanto ao aumento do desemprego e à falência de inúmeras empresas em Braga. Não vai fazer nada?

Anónimo disse...

Dr. Ricardo,
Perganta ao Eng MM se as estradas e passeios em volta das construções de shopings que enxameiam a cidade de Braga, e que se estão a degradar com as obras ficando intransitáveis aos peões e cheias de buracos para os carros, a reparação irá ser paga pelos 'promotores' ou pelos contribuintes?

antonio silva disse...

Dr. Rui Rio gosto muito de si. vai ganhar vai ver. um abraço deste bracarense.

Carlos Santos disse...

Algumas questões pertinentes:

O prometido Parque de Diversões onde será?

Se não existe qualquer investidor interessado num novo parque em Braga, porque "obrigaram" a Bracalandia a ceder o terreno, quando tinham o terreno em frente à UM disponível? (Terreno para o senhor Névoa construir?)
(A Bracalándia teve 3 Milhões de visitantes, não foi uma perda para o municipio?)

Vai ser feito um traçado alternativo para a Variante de Gualtar, uma vez que o existente invade a zona das Sete Fontes que foram entretanto classificadas?

Anónimo disse...

Gostava de saber se o MM sabe que a zona da Quinta das Fontes ( Praça das Fontainhas e recinto desportivo), que estão às escuras por falta de lampadas há mais de um ano.
Perguntar então para que foram instalados holofotes na referida Praça das Fontainhas?
Um abraço e muita força

Jorge Pires

Anónimo disse...

Dr. Rio, li no jornal SOL (onde o Eng Mesquita Machado se compara a Avelino Ferreira Torres e outros!) que se concluirem que foi mal arquivado pelo procurador Lemos o processo investigado do enriquecimento do Eng Mesquita Machado, e que se finalmente tiverem mais recursos o CSMP reabre o processo e a PJ investiga melhor. Sabendo que com o seu vencimento era impossivel ter essa fortuna o Senhor Dr. Rio vai pedir para ele se demitir ao ser arguido nestas circunstancias?

Anónimo disse...

Pergunto o que será de Braga sem a auto-escada que teve um acidente recentemente.
Uma cidade como Braga vai continuar a depender das Taipas?

Ricardo Rio disse...

Caro Carlos Santos,
Começo por tentar responder às suas duas primeiras questões.

Braga não vai ter, de acordo com os dados actuais, qualquer novo Parque de Diversões. Sobre esse assunto pode ver comentários mais desenvolvidos aqui (http://bracara2009.blogspot.com/2008/06/o-espasmo-da-pebolndia.html).
O terreno que sugere é propriedade de privados e não sei se tem os 12 ha que a empresa pretendia para o novo Parque.

Jorge,
Se fizeres essa pergunta vais ter como resposta o número de telefone da EDP... ;)

Caro anónimo das 3:49 de hoje,
O estar sob investigação não é o mesmo que ser constituído arguido ou vir a ser acusado.
Ainda acredita em actos éticos e de responsabilidade política por este Presidente da Câmara? Eu não!

Anónimo disse...

Jorge Pires,

Fiquei a saber recentemente que é da competência da EDP. A junta de freguesia de S. Lázaro disse-me para fazer um levantamento dos números dos postes sem luz e ligar à EDP, pelo que os moradores da zona deverão proceder de maneira idêntica.

cumprimentos.

Maria José Seixas

JP disse...

Maria José Seixas,
Ou se enganou na Junta ou percebeu mal.
A Junta de S. Lázaro recolhe em impresso próprio todas as queixas dos moradores e é ela que assume o contacto com a EDP.
Não só no momento inicial mas também com a empresa sub-contratada pela EDP para efectuar as reparações até que as mesmas fiquem resolvidas.
E ficam!

Anónimo disse...

Sr. Dr. Ricardo Rio o MM disse num restaurante para desinfectarem a loica que o Manuel Monteiro utilizou, perguntava-lhe se isto e verdade? Pois ele e presidente da CMB ou um Xerife do Faroeste?

Anónimo disse...

Dr. RR,
No blog Farricoco fala-se de uma "jogada" numa empresa de capitais maioritariamente pertencentes, mesmo que indirectamente, à CMB: a BRAVAL. Supostamente, o actual Administrador-Delegado demite-se para começar a exercer as funções de Director-Geral. Segundo esse Blog, abondado um cargo de nomeação política para começar a exercer um cargo criado para o efeito, pertencente aos quadros da empresa, e com um contrato com cláusula de rescisão milionária. Género jogador de futebol... Que nos pode esclarecer sobre isto?

Anónimo disse...

Uma questão que pelo ruído gerado, me parece pertinente.
Grande parte dos projectos para os equipamentos a levar efeito no âmbito da parceria público-privada foram entregues, pela construtora ACF, ao arquitecto Luís Machado, funcionário da Câmara Municipal e próximo do Presidente.
É verdade? Se for, há alguma explicação aceitável?

Carlos Santos disse...

Caro Ricardo Rio,

O terreno que referia é o que se encontra em frente à UM, referi apenas que o INL podia ter ficado por exemplo nesse terreno, ou que esse terreno devia estar reservado no PDM para infrasestruturas ligadas à ciência/cultura, e não para edifícios residenciais... vão hipotecar futuras expansões ou novos edifícios ligados à UM.

Duarte de Armas disse...

Após a marcha de sensibilização para as Sete Fontes com a afluência que teve, e depois de ter ouvido as intervenções dos organizadores gostaria que indagasse junto do executivo camarário para quando é que a zona das Sete Fontes será um parque verde da cidade e se a CMB ainda tem interesse em proceder à alteração do traçado da variante e se planeia alterar, em PDM, a construção daquela zona, podendo protege-la!

Batalharemos com as armas que temos!

RS disse...

Conforme resposta dada por JP a Maria José Seixas, realmente a Junta de S. Lázaro, tem um impresso onde todos os Municipes da dita Freguesia, podem requerer para mencionar qualquer anomalia, na sua rua ou perto e dentro da freguesia.

Já tenho recorrido a esse impresso (que devia servir de exemplo a outras Freguesias), para mencionar o estacionamento, por uma eternidade, de automóveis que estacionam nas ruas e os seus donos nunca mais se preocupam em removê-los. Alguns chegam a criar "autênticos jardins" por baixo.
Depois da minha chamada de atenção, como municipe, entregue na Junta de S. Lázaro é providenciado o seu envio à CMB e, realmente passados dias, o carro é removido.
Aqui conto um caso passado comigo:Um carro abandonado junto a minha casa, depois de ter sido alvo de um incêndio, há já uns meses,comuniquei e acabou por ser rebocado. O dono, talvez por ter conhecimentos na CMB, acabou por ter conhecimento quem fez a participação à Junta e veio, num café, pedir-me satisfações, sobre se eu tinha autoridade para mandar rebocar carros estacionados. Respondi-lhe que não tinha autoridade, mas sim, o dever. Respondeu-me, que o carro era para reparar e não tinha onde o guardar. Por aqui se vê o civismo de certos municipes. E ao mesmo tempo o desplante da CMB, dar dados ao municipe prevaricador, de um municipe que quer ver o seu bairro limpo.

El Salvador disse...

Sr. Carlos Santos,

Para o presidente da Câmara de Braga que interessa a expansão da UM? E a Própria UM? E a Direcção Regional de Agricultura? E as Estradas de Portugal?

Nada. Foi com isso que o homem ficou rico? Não!

O que interessa, cada coisa a seu tempo é água canalizada primeiro, saneamento depois e agora sintéticos!

Não conhece aquele dito popular: Com sintéticos se enganam os morcões.

Anónimo disse...

Ao RS fica uma curiosidade para mostrar a esses morcões um carro com sinais evidentes de abandono ou que esteja no mesmo sítio ininterruptamente mais de 30 dias é considerado abandonado e pode ser rebocado (http://www.legix.pt/docs/CodEstrada.pdf página 50 e 51).
Tente informar-se junto de alguma autoridade judicial sobre essa questão de fornecimento de dados porque, se não me engano, é proibido fornecer informações dessa natureza seja a quem for. Mas sendo a CMB, já se sabe ao que se vai...

Anónimo disse...

"Caro anónimo das 3:49 de hoje,
O estar sob investigação não é o mesmo que ser constituído arguido ou vir a ser acusado.
Ainda acredita em actos éticos e de responsabilidade política por este Presidente da Câmara? Eu não!"

Pois é.
Mas entretanto já há autarcas em Braga acusados e que vão a julgamento e que vão continuar a ser candidatos.
A ética é uma coisa lixada.
ABAIXO OS MACHADOS DESTE PAÍS!

Domingos Costa disse...

RS,

Sim, é verdade que a junta de S. Lázaro tem um impresso próprio, mas também é verdade que se em vez de ligar para a juntar ligar para a EDP, gasto o mesmo dinheiro e o problema resolve-se na mesma e mais depressa. Se em vez de preencher o impresso na freguesia preencher directamente na câmara, vou directo a quem importa. Desta forma, a junta de freguesia é um intermediário dispensavel, não acham? Se calhar temos que repensar o sentido das juntas nas freguesias urbanas.

Anónimo disse...

Dr. RR,
No blog Bragamaldita fala-se de outra "jogada" numa empresa de capitais maioritariamente pertencentes à CMB: a GERE.
O administrador Nuno Ribeiro meteu lá a filha e agora nomeou-a diretora
... Que nos pode esclarecer sobre isto?

RS disse...

Caro Municipe Domingos Costa


Concordo quando diz que vale mais ir à Câmara e ir directo ao que importa.Já não concordo quando diz que as "Juntas de Freguesia urbanas são um intermediário dispensável"!!! Acho que deve estar pouco informado do papel das Juntas de Freguesia, urbanas ou não, do trabalho que desenvolvem junto do cidadão, quer dos que se deslocam às instalações da Junta, para verem resolvidos os seus problemas, quer naquelas alturas, em que um elemento da Junta, tem que ir, aos diversos bairros, para se inteirar dos problemas.

No caso presente, a Freguesia de S. Lázaro, pode o amigo queixar-se de uma certa morosidade, mas que não é por parte da Junta. Quando se preenche o tal impresso do qual também tem conhecimento, dois ou três dias depois, recebe-se em casa, um ofício da Junta, confirmando a entrega do nosso pedido, na Câmara, nos Serviços respectivos. Aqui começa a morosidade. Porquê??? Porque a Junta de S. Lázaro é maioritáriamente da oposição. Então há que retardar, tudo e qualquer coisa que apareça por lá.

Eu, apercebi-me disso quando fui convidado por um amigo a ir a uma Assembleia. E acho que o amigo devia também fazê-lo,eu de vez em quando vou assistir a uma Assembleia de Freguesia. Há lá lugar reservado ao público e com direito a expôr os seus problemas.Ali irá certificar-se do papel da sua Junta (se é que pertence a S. Lázaro)junto de todos os cidadãos, pertencentes à Freguesia.

Por mim, enquanto puder, vou assistindo e vejo o que se passa, sendo da oposição...

Anónimo disse...

Ja que se fala da Agere, porque não questionar o Presidente do Conselho de administraçao dessa Empresa Municipal sobre a nomeação da secretaria do Nuno Ribeiro como Directora a ganhar mais de 3000 euros mês, passado meses de concluir uma licenciatura

Paulo Santos disse...

Anónimo anterior 17-3-2009 13.39


E ao que consta a Secretária do senhor Nuno Ribeiro, na Agere, é sua filha...

Anónimo disse...

Oh Paulo Santos que sao dois tachos a ganhar o que agora sabemos la isso sao, e com o nosso dinheiro tambem. Agora se a filha faz de secretaria, ou se a secretaria e filha dele isso ele e quem sabe.

Daniel disse...

Segundo tivemos oportunidade de ler no jornal, a JS teve uma reunião com o Sr. Vice Presidente da CMB para saber os projectos de um Plano de Pormenor para as Sete Fontes. Será que pode o Dr. Ricardo Rio indagar junto do executivo que plano de pormenor é este? E pode-lo-á divulgar aos cidadãos, ja que mais ninguem o faz?

Anónimo disse...

A CMB está disponível para apoiar uma terceira corporação de bombeiros, especialmente após as últimas denúncias da associação de bombeiros profissionais.
Já agora, porque razão ninguém (maioria e oposição) se pronunciou sobre aquelas denúncias de Fernando Curto?

Nuno disse...

É altura de comparar Obama com o Presidente da Câmara Municipal de Braga! De facto, o presidente americano acaba de responder a uma série de questões colocadas pela internet...

Anónimo disse...

Caríssimo Dr. Ricardo Rio, é com enorme tristeza que ouvi o debate da Rádio Antena Minho no blogue geraçãobraga2009.com e onde o deputado da coligação e presidente da JSD Braga, Hugo Soares repetiu por 3 vezes que concordava com a maior parte das ideias da Juventude Socialista de Braga?

Mas afinal onde nós estamos? Parece que estamos todos no mesmo saco?
Temos que nos desmarcar desses senhores do poder!
Esse debate chocou-me. Nunca pensei ouvir isso da boca de um dirigente tão importante da coligação!

Pode dizer algo quanto a isto?
Não nos podemos desmarcar desses senhores da 31 de Janeiro?

Não gostei!

Cumprimentos,
A caminho da vitória...


José Couto

Pedro disse...

Viva! Excelente iniciativa!
Também gostava de saber se o Parque de Lamaçães, que já fez parte de dois Planos de Actividades, e "caíu" no de 2009, sempre vai ser feito...Será que as eleições em 2009 e a Junta de Freguesia de Lamaçães ser PSD impediu alguma coisa?

Anónimo disse...

Dr. Ricardo Rio não se esqueça de me responder!
Sei que o tempo deve ser escasso e compreendo perfeitamente. Um abraço.

José Couto

Ricardo Rio disse...

Caro José Couto,
Não tive oportunidade de ouvir o debate pelo que não sei o que foi dito e em que contexto.

Todavia, permita-me que lhe diga que eu próprio já defendi que a JS apresentou algumas sugestões interessantes para a gestão municipal, nomeadamente na Moção Estratégica da sua actual liderança local (http://www.jsbraga.com/webdocs/ofuturopassaporaqui.pdf).

Todavia, leia esse documento e veja, dois anos depois, quantas dessas sugestões foram acolhidas pela Gestão PS da CMB! Algo a que já aludi aqui(http://bracara2009.blogspot.com/2007/11/desperdcio.html) e aqui (http://bracara2009.blogspot.com/2008/04/maus-conselhos.html). Os jovens socialistas são os verdadeiros pregadores no deserto de ideias da Praça do Município. E ninguém lhes liga...

Ainda recentemente, ouvi nesse mesmo debate o líder da JS a defender que uma das medidas priorítárias para a juventude de Braga era o apoio ao arrendamento no centro histórico. Ele só se esqueceu que essa proposta foi recentemente apresentada pela Coligação e chumbada pela maioria socialista que apoia.

Como essa, são muitas as situações em que haverá convergência de opiniões e em que a JS assume inconscientemente a crítica ao próprio modelo de gestão da Autarquia. E, quando assim é, estamos do mesmo lado da barricada.

Quando voltam a fechar os olhos à realidade e a cantar loas à mediocridade reinante a demarcação da JSD e da Coligação é clara.

OK?
Abraço,
RR

Ricardo Rio disse...

Pedro,
O Parque Arborizado de "Lamaçães" está já a ser "construído", depois de estar parado vários meses face a pretensas reservas do Tribunal de Contas.
Não deixa de ser curioso que certas obras avancem sem visto e outras fiquem vários meses à espera. Critérios estranhos...
Em todo o caso, não me parece que esse argumento que apresenta fosse o motivo do atraso.
Até porque, na verdade, o Parque Arborizado de Lamaçães é... em Fraião.

Hugo Soares disse...

Caro José Couto,

O que defendi e reitero, no debate onde participo, é um conjunto de propostas meritórias que a JS tem para o concelho. Defendi porque considero que a própria JS tem um visão distinta do actual poder autárquico em relação àquilo que deve ser a governação da cidade. Fazer política de forma séria e diferente dos outros é concordar quando se deve concordar e discordar quando se defende o contrário. Dizer mal apenas para fazer oposição é caír no descrédito.
O que separa as duas Juventudes Partidárias, entre muitas coisas como as lideranças, os princípios e a forma de estar na política, é também a concordância de quem pode efectivar as nossas propostas. A JSD sabe que Ricardo Rio cumprirá o contrato que tem com a juventude bracarense. A JS sabe que jamais Mesquita lhe dará ouvidos. Não tenha dúvidas que não somos farinha do mesmo saco. Quanto isso pode estar descansado. Para nós, a defesa intransigente dos anseios dos jovens bracarenses está em primeiro lugar. Sempre.
Espero com este comentário ter dissipado qualquer dúvida. O nosso projecto (o de construir uma Braga melhor) não se compadece com dúvidas ou incertezas. Seremos firmes na procura de uma nova energia e uma nova liderança para Braga.
Com os melhores cumprimentos,

H S

Carlos Santos disse...

Está a ser feita a revisão do PDM, segundo o ficheiro online, revelado no ano passado pela CMB, entretanto retirado sem motivo, seria publicado em Março de 2009, salvo erro, um PDM provisório, para discussão pública.

Porque é que esse novo PDM não nos é revelado em tempo útil?

Bastava irem actualizando no site da CMB, o "estado" do mesmo.

Anónimo disse...

Como o Eng MM diz que o genro Pedro Machado tem tantas capacidades podia nomea-lo presidente da Braval, ou preferiu assegurar o tacho como director?

Anónimo disse...

Para quando uma discussão séria sobre a protecção civil de Braga?
Ai Machados, Machados tanto poder vocês têm.

Anónimo disse...

Quando se fizeram as obras na variante sul, estavam previstas trabalhos durante a noite. No entanto isso não se constatou e a obra arrastou-se indefinidamente pondo em risco todos os que se atreviam a circular naquela variante durante a noite. Na altura ficaram uns metros por acabar. A semana passada iniciaram esses poucos metros e, trabalhando de noite, concluiram a obra em tempo recorde para o que é normal em Braga! Menos de semana e meia!! Este acabamento da obra inicial estava previsto no orçamento das tais obras na variante sul? Se sim, porque razão não foi realizado na altura? Se sim, porque raio é que agora trabalharam rapidamente e na altura não?
Se não, não deveriam ter incluído? Ou isto foi uma manobra para dar dinheiro aos mesmos de sempre (ABB) com uma desculpa esfarrapada?

Anónimo disse...

Num estudo de um aluno da UM faz uma analise de uma alternativa das estradas que passam pelo parque das 7 fontes, como esse estudo mostra bom senso e equilibrio poderia perguntar ao presidente da camara, se quando desenharam as estradas rapidas pelo meio do parque foi para proteger os interesses dos empreiteiros que esperam cercar o parque com mamarrachos e estradas.
O Dr Rio acha ser irreversibel o que os especuladores incluindo a CMB, fazem ate Outubro?

Anónimo disse...

na sua postagem sobre as contas da autarquia afirma que o recurso da mentira se tornou habitual neste mandato da CMB. vai pedir a uma auditora externa para saber a verdade das contas que mostraram?

Ricardo Rio disse...

Anónimo de 10 de Abril,
A questão sobre as obras da Variante será colocada na próxima Quinta-feira.

Anónimo das 0:38,
Normalmente, só faço perguntas de que não sei a resposta...
Quanto à questão da "irreversibilidade", como compreenderá, depende do que se tiver que reverter...pelo que mais vale prevenir!

Anónimo das 0:58,
A CMB, tal como todas as Autarquias semelhantes, tem hoje um Auditor Externo que se debruça sobre o que as contas mostram. Obviamente que uma das primeiras medidas será a promoção de uma Auditoria externa para apurar o que as contas não mostram.
Para termos as surpresas todas de uma só vez...

Anónimo disse...

Dr. RR pergunta ao Eng MM se ele apoia o pacote legislativo por si proposto para moralizar os gestores publicos, pois ele anda sempre amuado, boicotando tudo que gostavamos de saber se ele subscreve as suas honradas propostas.

Ricardo Rio disse...

Caro anónimo,
Amanhã saberemos! A proposta é votada na reunião de Câmara...

Anónimo disse...

Caro Dr. Rio,
sei que a questão é levantada um pouco tarde mas agradava-me vê-la esclarecida numa próxima oportunidade. O facto é que começam a surgir rumores de que o Programador do Theatro Circo, Paulo Brandão, vai ser dispensado das suas funções logo após as eleições. Mas o que mais me surpreendeu é que me disseram que isto aconteceria independentemente do presidente eleito. Pelas alterações que a programação do Theatro Circo tem sofrido desde a sua reabertura dá para perceber que o actual programador é uma pedra no sapato para muita gente do meio (Administração do Theatro/ Pelouro da Cultura e outros que tal)e que o Eng. Mesquita Machado apenas não toma as medidas que convêm a esta gente porque dispensar o Paulo Brandão seria perder um número significativo de votos. Contudo, também me asseguraram que o mesmo aconteceria se o Dr. Ricardo Rio fosse eleito. É verdade? Preocupa-me este cenário porque pensava que esta postura de ignorância, pretenciosismo e desleixo face a um programa cultural de qualidade em Braga era exclusiva da actual gestão do Município. Certamente o Dr. Rio tem conhecimento da visibilidade que o Paulo Brandão deu à Casa das Artes de Famalicão enquanto lá esteve, certamente o Dr. Rio tem conhecimento dos grandes espectáculos que o Theatro Circo acolheu no primeiro ano após a reabertura e que começaram a colocar Braga no roteiro cultural nacional. Certamente também deve ter percebido a decadência que tem atingido esta mesma programação, que so "uma vez por festa" traz ao Theatro espectáculos de qualidade que, a muito custo lá vão sobressaindo entre as peças da CTB (para as quais todos os notáveis e menos notáveis da cidade recebem convite) e espectáculos de outras entidades culturais da cidade que, não desfazendo, até tinham estruturas próprias para os apresentar. Por um lado, analisando este contexto, até faz sentido dispensar o Paulo Brandão porque não me parece que esteja a fazer aquilo para que foi contratado: programar. No entanto, pergunto, foi para isto que o Município investiu milhões na recuperação do Theatro Circo? Má ideia. Ou melhor, má gestão: dentro do Theatro que está a destruir um projecto que prometia tirar Braga do marasmo cultural em que vivia e dentro da Câmara Municipal que está a deixar ir o investimento que fez, pura e simplesmente, por água abaixo.
Pelos que acreditaram que Braga iria finalmente ter um espaço com uma programação cultural de qualidade, pelos que deixaram de ter que ir frequentemente ao Porto ou a Lisboa para ver artistas de renome, pelos que mais uma vez vão ter o prazer de assistir a um espectáculo esgotadíssimo de Antony Hegarty ou de Andrew Bird numa sala tão bela como a do Theatro Circo, deixo a questão no ar.
Haverá vida no Theatro Circo depois de Outubro?

Nuno disse...

As obras na Variante Sul são um caso... tragico-cómico! Deviam ser exibidas no Theatro Circo (agora que as disparatadas obras do triste-túnel estão a acabar...).

A Variante Sul é uma obra recente, como todos sabemos, e é uma obra mal feita (como toda a gente percebe). Como explicar que uma obra recente esteja tanto tempo e tantas vezes em obras? (uma boa pergunta para o Sr. Presidente). Quanto dinheiro foi gasto? Quanto dinheiro se continua a gastar?

Mas,... As obras ainda não acabaram!
Será possível???
Pois, passem por lá! E verifiquem que os últimos remendos feitos junto à rotunda das piscinas ainda não tem o "traçado" pintado (o que numa via com tanto trânsito é incompreensível e perigoso).
Além disso, se avançarem umas centenas de metros e virarem para o Continente (ou para a "favela" dos ricos, na encosta que sobe para o Bom Jesus), podem constatar que o pavimento está em péssimo estado.

Desculpem lá, mas dá-me vontade de dizer que esta obra é um espelho da incompetência e da fraca política da Câmara!
De facto, há uns anos atrás, na Quinta da Capela havia uma enorme rotunda - conhecida como o redondo - onde podia estacionar um circo! Este nó permitia ligar a 31 de Janeiro à rua das Forças Armadas e permitir a saída da cidade(que acabáva ali) para o lado de Fraião.

Vem o poder socialista e o que faz? Anula a rotunda, constrói um prédio alto (que esmaga o Bairro Duarte Pacheco) e constrói a "Aldeia dos macacos"...
Passam-se uns anos e Braga entope! A saída para os lados de Fraião não funciona, a ligação à Auto-estrada não se consegue fazer.

Então a Câmara - no seu brilhante urbanismo - rasga a Variante Sul por ali fora. Uma fronteira artificial que divide a cidade, como o Muro de Berlim... Sem dó nem piedade, encosta uma Via rápida a dezenas de casas da Quinta da Capela(mais o ruído e os perigos), obriga a construir muros de suporte altíssimos (até cairam...) e precisa de recorrer a viadutos (bem caros...) com acessos de fraca qualidade e criando - numa obra nova! - zonas de acidentes!

Com tanta asneira é fácil fazer oposição à Câmara!

Anónimo disse...

Coloca esta pergunta, o novo bracalandia vai para o parque norte ou o MM andou a enganar? Pedia para ele se retratar publicamente? E nos terrenos do bracalandia disse que enquanto fosse presidente nunca permitia que construissem. Pedia para se retratar disto pois parece que foram negociatas ao vermos construir por ali nos locais mais incriveis e foi para enriquecimento de quem?

João Azambuja disse...

Poderia colocar inúmeras questões a Mesquita Machado mas vou centrar-me num pormenor: na minha opinião o Campo da Vinha está feio (e não é porque tenha sido projectado por um um arquitecto de renome que ele fica bonito), e num dos seus lados estava um edifício (que foi sede do PCP) que há uns anos tinha as pedras numeradas. Esse edifício desapareceu e hoje está lá aquela abertura, cheia de mato e terra batida, com uma rede e uma corrente atravessada. Esta imagem desagradável prolonga-se indefinidamente. Pergunto se se vai manter assim ou se está previsto algo para esse sítio, se o edifício que estava, que era antigo, vai voltar.
Obrigado.
João Nuno Azambuja.

Nuno disse...

A crise vai crescendo, os problemas são pesados e, pelos vistos, demorados.

Com 2009 e 2010 com números tão graves - o desemprego, a fome - que faz a Câmara?

Anónimo disse...

Dr. Ricardo Rio, o meu nome é Bárbara, tenho 11 anos e pretendo que faça a seguinte pergunta ao Sr. Eng.º Mesquita Machado : Depois de ter "roubado" ás crianças de Braga o seu melhor parque de diversões e nada lhes ter proporcionado em troca como se sente em relação a nós ?
Obrigado. Bárbara.

Anónimo disse...

Dr. Rio na rua Jaime Sottomayor, foram recentemente retirados as (ilegais) lombas. Acontece que no mesmo local foi "parida" uma grande lomba em paralelo muito prejudicial para a suspenção dos automóveis. Não tendo nenhum equipamento com muito movimento como por exmeplo uma escola, qual é a justificação para fazerem aquele monstro que obriga os condutores a parar e engatar a primeira para superar o obstáculo? E porquê em paralelo? Poderiam fazer como a rua de Baixo onde a lomba é de asfalto, muito mais suave.

A CMB ainda se arrisca a ter que aturar muitos munícipes que lhes irão remeter as contas do arranjo das suspenções dos seus carros!



Outra coisa, quem sobe da Av. Dr. Francisco Salfado Zenha (vulgo variante sul que esteve 2 vezes em obras) para a Av. Dr. Anótnio Palha verifica que em todos os acessos a esta Av. não existe um único sinal vertical de aproximação de passadeira! No caso de haver algum atropelamento, quem sofre é o peão porque, não estando a passadeira sinalizada, é como se ela não existisse para o condutor!

Anónimo disse...

Dr. Ricardo, estou indignada com a postura de irresponsanilidade, de sem vergonha, de arrogancia e de falta de principios do Eng Mesquita, porque ele afirmava que com o PSD no governo o novo hospital de Braga estaria pronto em 2010, e agora num artigo recente li que so vai abrir em 2012. Pergunta ao Eng Mesquita se vai ter mais atrasos com o PS no governo, ou vai ser mesmo em 2012 que vamos ter dignidade nos cuidados de saude no minho, ou so a fazer estadios desnecessarios cumprem prazos.

Carlos Santos disse...

Como já foi demonstrado o Plano Urbanistico das Sete Fontes, continua a contemplar:
-áreas urbanizáveis dentro da área de protecção mínima;
-novas rodovias de utilidade duvidosa as quais podiam ser substituídas pela melhoria da infra-estrutura rodoviária fora da zona de Protecção;
-traçado da Variante que devia ter sido integrado na zona de Construção do Hospital, e que continua a ter traçados alternativos mais favoráveis;
-áreas urbanizáveis adjacentes, que deviam ser utilizadas para equipamentos de apoio ao Parque Urbano.

Divulguei um email com as sobreposições da Planta de Ordenamento de 2001 (que previa a "destruição" completa das Sete Fontes, sendo toda a área dada como urbanizável), com o Plano Urbanístico actual da CMB, e com as propostas de alterações a esse mesmo plano.
Pode ser consultado em:
http://bragautopias.blogspot.com/
http://bracarangustia.blogspot.com/
http://bragamaldita.blogspot.com/

Deixo aqui as seguintes perguntas, uma vez que ainda não obtive resposta das entidades competentes (CMB, IPPAR, IGESPAR, Partidos Politicos, ...)

Vai o PSD Braga apresentar um plano alternativo?

Vai o PSD Braga exigir uma tomada de posição pública por parte da CDRN e do IGESPAR?

Se o IGESPAR permitir a execução do actual plano, mesmo existindo zonas adjacentes que permitiriam a preservação das zonas de protecção, vai o PSD tomar alguma medida?

Leria Velha disse...

Ricardo, antes de mais, obrigada por este espaço e pela esperança numa Braga onde possa realmente ser bom viver. Conto consigo.

Entretanto, gostava de pedir à CMB mais consideração pelos peões, como por exemplo, mais passadeiras NÃO aéreas e NÃO subterrâneas e em locais decentes.

Também gostava de saber porque é que são necessários tantos autocarros duplos, que são extremamente poluidores a TODOS os níveis e, sempre que os vejo, levam apenas um ou dois passageiros.

Por último e como não podia deixar de ser ("AGERE, superstar"), gostava de saber porque é que a AGERE, apesar de haver uma tabela de preços, cuja consulta pode ser feita via internet, factura fora dessa tabela. A desculpa, que me foi dada, não convence ninguém: "depende do período de facturação ser superior ou inferior a 30 dias". Ora, o ano tem 12 meses e, com excepção de Fevereiro, todos têm, pelo menos, 30 dias, portanto, porque são emitidas tantas facturas com menos de 30 dias, as tais, que são falseadas e fortemente agravadas? Pode ser só um euro (por acaso até são mais) "roubado" a cada residência, mas multiplique-se isso pelo número de residências e temos a teoria salazarista em pleno esplendor.

Mais uma vez, obrigada pela oportunidade e muitos parabéns pelo seu dinamismo.

Anónimo disse...

Dr. Rio, a semana passada caiu mais um edificio no centro histórico de Braga. A CMB no centro histórico só sabe vender terrenos públicos para negócios privados, fazendo parques de estacionamento e tuneis para abrir nas eleições? O Eng. Mesquita Machado acha que os negócios que faz com terrenos e com lojas no centro histórico são mais importantes que a qualidade de vida das pessoas que lá habitam? Devia era fazer uma visita de estudo a Guimarães...

Anónimo disse...

Dr. Rio corrija-me se estiver enganado mas não é possível a uma câmara emitir um parecer que impeça construção em determinado local independentemente do que esteja previsto no local? Se assim é, porque não o fazem na zona das 7 Fontes? Torna-se assim desnecessário a compra dos terrenos por parte da câmara. Se supostamento não tem dinheiro para a compra, pode ir pela via mais barata.

Consultando esta notícia:
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Braga&Concelho=Braga&Option=Interior&content_id=1235754

vê-se que o projecto inicial para o hospital também já foi recentemente modificado. Estava prevista a construção de um parque de estacionamento e a ideia inicial foi alterada para preservação de uma mina subterrânea. Se o governo central é sensível a estas questões, porque razão é que o MM não é?

Anónimo disse...

Dr. RR,
No blog farricoco fala-se de mais 'jogadas' na Agere, os privados desta empresa adjudicam directamente a eles proprios por via encapotada de uma empresa que criaram para isso! Isto tem a chancela do Eng MM, e parece ser a ponta de um iceberg que tem tambem o outro administrador da Agere, Domingos Nevoa que ja saiu da Braval. Ao prejudicarem desta forma e deliberadamente os municipes de Braga, o Dr. RR pergunta ao Eng MM se ele tambem vai demitir o Nevoa da Agere.

Anónimo disse...

Dr. Rio o novo hospital além de atrasado pelos socialistas porque o Eng. MM dizia que só terminaria em 2010 com o PSD no governo, vai já causar despedimentos antes de abrir. Pergunta o que vai fazer o presidente da CMB para evitar mais estes 150 desempregados no concelho de Braga, porque o novo hospital sempre foi apontado como uma conquista social, económica e para a saúde pública do concelho de Braga.

Anónimo disse...

Dr. Ricardo Rio

Esta semana soube que na TUB houve um desdobramento de departamentos que levou à criação de um novo "tacho"!
Ao que parece esse desdobramento levou à criação de um novo posto de direcção, criado por encomenda para uma engenheira que lá anda por motivos que não se conhecem ao certo mas certamente se adivinham.
O que se sabe mesmo é quanto ganha mais um director numa empresa que diz que não pode dar lucro por motivos de "acção social"!
Mais um director(a) a 3 meses das eleições antes que as coisas mudem!
O medo aperta!

A somar a isso sabe-se que o director da manutenção (primo do administrador da TUB e futuro número dois da lista do PS, Victor Sousa) para alem dos mais de 2500€ de vencimento soma a este despesas de representação, carro para uso particular e telemóvel, e desde há uns tempos para cá também recebe horas extraordinárias!!!
Certo que quem o quiser ver é só passar nas esplanadas de Esposende à tarde em dias da semana. Mas certamente está em trabalho... extraordinário!!
Coisa fantástica para um cargo de direcção!

Eles vão embora... mas vão de bolsos cheios!

Mais uma que lhe vai dar muito que fazer depois de Outubro...

Cumprimentos.

Carlos Santos disse...

Braga e o seu presidente não podem pensar apenas na gestão municipal, têm que entender Braga no contexto regional e nacional.

Face às declarações de Rui Rio (Porto), resta-me colocar aqui alguns dados, retirados da CCDR-N e do PIDDAC nacional:

"A VERDADE DENTRO DO NORTE"

A NUTS III Grande Porto, apesar de estar a 75,1% da média Europeia dos 27, conseguiu aceder aos fundos porque ficou camuflada no Norte, isto apesar de ter dimensão superior ao pedido pela UE para NUTS III, enquadrando-se numa dimensão de NUTS II.

http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/TabelaPIDDACResumo2001_2007.jpg

Apesar desta artimanha que permitiu aceder aos fundos, e já sendo claramente a região mais rica de todo o Norte, verificou-se nas contas de 2000 a 2007 que a NUTS III Grande Porto, centralizou em média 42,4% dos Fundos comunitários destinados ao Norte, apesar de apenas possuir 3,8% da área, e apenas 34,2% da população.

http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/CCDReditar.jpg

Ao mesmo tempo, as regiões mais pobres do Norte têm vários projectos chumbados, por motivos alegadamente alheios.
Isto só acontece porque em Portugal praticamente só Lisboa e Porto têm “peso” político, e porque os políticos do Minho não têm sabido defender a região e as suas centralidades, que se encontram numa politica de anexação por parte do Grande Porto, e de extinção das sedes de decisão local.

"A VERDADE DO PIDDAC"
E o “roubo” ao Distrito de Braga.

http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/TabelaPIDDACResumo2001_2007.jpg

O distrito tem cerca de 1.100.000.000€ a reaver em relação à média nacional. Isto em apenas 7 anos.

Em nenhum deles o Porto aparece desfavorecido, mas os responsáveis politicos do Porto, não param de exigir, e conseguiram sem dúvida regalias com isso.

Espero que o futuro Presidente de Braga compreenda isso, e consiga capitalizar devidamente os fundos comunitários a que tem direito.

Nuno disse...

Como pensa promover a habitação no Centro Histórico? A circulação automóvel está interdita, os prédios a cair...

Ernesto disse...

Dr. Ricardo Rio
Gostaria que perguntasse ao Sr. Presidente porque não valoriza o património histórico da cidade, que nos foi deixado pelos nossos antepassados e que faz de nós, bracarenses, quem somos. Mais ainda, porque razão existe tão pouca vida cultural na nossa cidade? Dos poucos eventos culturais promovidos pelos serviços de Cultura, e que são sempre os mesmos há anos (BragaJazz, Braga Romana, Mimarte, Festival de Folclore,)a Câmara Municipal faz sempre imensa propaganda como se se tratasse de um acto extraordinário. São bons e para manter, mas queremos mais! Será que o Sr. Presidente tem conhecimento da vida cultural de outras cidades (já nem falo em Lisboa ou Porto) como as vizinhas Guimarães e Barcelos que têm uma vida cultural dinânica, em constante movimento, e que não se contentam com as mesmas actividades de sempre? Será que o Sr. Presidente não sai de Braga e não se apercebe disso? Não sei o que é pior... Se ficar restrito a Braga e não olhar para o que se passa à nossa volta, ou se realmente tem consciência disso e nada faz.

Nuno disse...

Ontem estive nos campos da Rodovia...

Vi por lá umas obras (onde vão gastar 7.000,00€), que consistem na substituição dumas redes - colocadas há pouco tempo - e na alteração do pavimento que dá a volta ao "campo 1".

As questões que gostaria de colocar são:

* as redes que vão substituir as actuais são do mesmo género, como parece ser o caso? É que as que lá estão são más... daí a dúvida quanto ao mérito de insistir numa solução errada (e cara).

* o pavimento que estão a colocar não é - salvo erro - perigoso para quem ali pratica desporto? É que, à primeira vista, parece ser um revestimento duro e áspero e, portanto, nada indicado para envolver um campo desportivo onde, novos e velhos querem é jogar à bola e onde as quedas são frequentes...

Anónimo disse...

Dr. Ricardo Rio,
Embora lhe possa parecer uma questão menor, gostava de ouvir do Eng.º MM porque raio é que o parque arborizado localizado em Fraião, se chama parque arborizado a norte de Lamaçães? Podia dizer-lhe que era para esconder o crime urbanistíco que ele próprio cometeu em Lamaçães, podia garantir-lhe (e com testemunhas) que o próprio MM não sabia que o local de implantação do referido parque era Fraião e não Lamaçães.Mas gostava de ouvir do próprio MM o que lhe passou pela " cuca" Gostava ainda que lhe informasse que em Fraião, ali mesmo em frente ao parque a norte de Lamaçães, temos um belo lar onde gostavamos muito de o internar(têm é de mostrar o IRS para lhe calcular a mensalidade).

Saudações Fraionenses.

Anónimo disse...

Olha Barbara vi o teu comentário.Então pensei dar-te eu uma resposta pois acho que estás a falar da bracalandia, não é ?. Gostavas de lá ir não era?. Mas Barbara vou dizer-te uma coisa, espero que com a tua idade,comeces já a preocuparte com as outras crianças que contigo frequentam a escola, etc. Acreditas que muitas das crianças de Braga(a não ser na altura em que a Câmara lhes facilitava uma visita)elas não poderiam ir à Bracalandia?. os preços eram caros e a maior parte nunca poderia ir. Aprende a esperar porque a todo o tempo uma coisa bem melhor chegará. Deves ter andado numa escola oficial pois eu sou de Braga e tenho umas primas noutra cidade e à beira de Braga têm metade das actividade

Anónimo disse...

Ao último anónimo, só tenho a dizer que é de uma desonestidade intelectual incrível! Então a CMB retira um equipamento que trazia milhares de pessoas que deixavam milhares e mexiam com a cidade, promete 2!! parques e até hoje nada fez!
Enquanto isso Penafiel esfrega as mãos, entrega de bandeja um acordo muito bom à empresa e esta, veja-se bem, mantém o nome do parque devido à enorme fama que tinha na zona norte do país e na Galiza!!
E ainda tem a p*ta da lata de dizer para esperar por melhor?!? Esperar pelo quê? Eu ainda espero os tais 2 parques franceses e nada vejo!! Isto para não falar das postas que volta e meia se lêem nos jornais de parque escorrega nas piscinas da rodovia ou diversões no PEB. Postas ao nível da pista de esqui no Picoto... Mandar postas também eu sei e pelo que vejo também você!!

Paulo Carvalho disse...

A questão do nome do parque arborizado é realmente muito interessante.

Como de certo viu na altura nos jornais a grande incidência nas notícias do CM e DM acerca da "Fabela dos Ricos" creio que de certo modo a notícia do Parque Arborizado a Norte de Lamaçães vem de certo modo desviar as atenções do problema Urbanistíco ali existente.

Aqui as pessoas até podem dizer "Ah e tal o nosso Presidente até se preocupa com o nosso bem estar e cria um parque arborizado em Lamaçães."

Mas como realmente você explica aquilo é Fraião mais concretamente no Lugar de Valbom (nome da rua ou travessa não sei).
Pode ter havido um ligeiro esquecimento por parte do executivo da câmara que em Fraião tb existem pessoas com orgulho na sua freguesia, e que eles não se importariam de emprestar o nome daquele espaço a Lamaçães.

Espero que os habitantes de Fraião tb se lembrem de dar um presentinho idêntico ao nosso actual presidente e emprestar o voto que lhe davam ao Dr. Ricardo.

Kairos disse...

"Os Bombeiros Voluntários Famalicenses mobilizaram oito viaturas e 17 elementos, incluindo duas ambulâncias, e os Vo-luntários de Famalicão mais quatro viaturas e 13 elementos."

Vejam lá bem a diferença entre uma pequena cidade e a 3ª urbe do país, em termos de protecção civil.
As duas corporações famalicences destacaram 12 (!!!!) viaturas e 30 (!!!!) homens para um mero incêndio numa garagem.
Em Braga, um incidente com a mesma magnitude exigiria o destacamento de corporações vizinhas (Taipas, Famalicão, Viatodos, Amares, Vila-Verde).
Urge referir, que as duas corporações bracarenses juntas não dispõem de metade das viaturas que as suas congéneres colocaram no terreno, para um único incêndio...

(Já para não falar dos 30 operacionais destacados).

Compare-se este número com os 15 homens de piquete na CSB e os 3 voluntários mais 2 assalariados disponíveis nos BVB, apenas durante o Verão (durante o resto do ano recorre-se ao célebre desenrasca)...

Perante isto é urgente:

Remodelar as estruturas de comando das corporações bracarenses.

"Reformar" compulsivamente o actual vereador da protecção civil.

Arrumada a "tralha" da garagem, mãos à obra!

Comecemos então por:

Delinear um projecto para a próxima década, na área da protecção civil.

Potenciar os meios existentes de todas as entidades interventoras nas áreas do socorro e da emergência, no concelho de Braga (para tal, é necessário que disponham de um plano de actuação conjunta, conceito estranho por estas bandas).

Restruturação da CSB ao nível dos recursos humanos - recrutamento imediato de novos efectivos que permitam preencher as lacunas existentes; "re"qualificação profissional dos operacionais, através da criação de equipas especializadas, tal como sucede em Lisboa e no Porto; Formulação de um plano de reequipamento da CSB (tanto ao nível de equipamento individual como colectivo, incluindo viaturas; construção URGENTE de um novo quartel, que inclua um pólo de formação).

Inclusão de equipas de sapadores florestais na estrutura da CSB, capazes de intervir durante 365 por ano, nas áreas florestais, tanto ao nível da prevenção como do combate.

Esta medida, permitira direccionar os escassos recursos da CSB para as intervenções nas áreas urbanas.

Note-se que a CSB é a única corporação de sapadores que opera ao nível dos incêndios florestais, com claro prejuízo para as outras intervenções (devido à enorme exigência na mobilização de recursos e meios).

Criação de equipas altamente qualificadas para as intervenções na área do pré hospitalar (TAS,TAE, enfermeiros - relembro que brevemente surgirá a figura do paramédico como tal, Braga não pode perder esta oportunidade).

Com esta medida, deixaríamos de assistir aos episódios constantes que relatam falta de pessoal para a tripulação das ambulâncias.

(É a velha história do cobertor...)

As competências dos bombeiros ficariam adstritas ao combate a incêndios, operações de resgate, salvamento, desencarceramento, prevenções, etc...

(Cada macaco no seu galho.A especialização traduz-se em eficiência operacional)

Ou seja, áreas em que mais nenhuma entidade opera (INEM, Cruz Vermelha).

Tudo isto pode parecer pouco, mas é certamente mais do que aquilo que tem sido feito nas últimas décadas, com claro prejuízo para todos.

Pessoalmente, gostaria de ouvir a posição de todos os candidatos à autarquia bracarense.


Vejam bem o que se faz por Lisboa:

http://www.rsblisboa.com.pt/

Cidadãos de 1ª e de 2ª nunca mais!

Nuno disse...

Há uma questão um bocado disparatada que eu tenho de colocar:

Temos, como candidato à Câmara de Braga (pelo PS, finalmente assumido) um homem bege?

Até há uns tempos, o único homem bege do planeta era o Michael Jackson.

Mas, qual não é o meu espanto quando, nos cartazes do PS, me aparece outro homem bege (aquela cor entre o café com leite e o creme!). Fiquei horrorizado: será assim tão "bad" o que o PS nos propõe?

El Salvador disse...

Dr. Ricardo Rio,

Duas questões para as quais o Presidente já deve, ou devia, ter explicações a dar aos donos da cidade que ele pensa ser dele:

1.- Já entraram na Câmara os projectos para aquela pouca vergonha sita entre o Largo de S. Francisco e o Campo da Vinha?
2.- Já há resultados do concurso de ideias (ou falta delas) para a Quinta dos Peões?

Obrigado

Paulo Carvalho disse...

BRAGA tudo menos Digital

Recentemente em conversa com alguns colegas meus verifiquei que a sua maioria ainda tinha dificuldade de obter uma ligação ADSL nas mais variadas freguesias.

Apesar do esforço criação de pontos de acesso à internet colocados no centro da cidade existe ainda grandes dificuldades de obter bons serviços assim que nos afastamos para os arredores.

É certo que a "culpa" pode ser de os vários fornecedores destes serviços não acharem atractivos os investimentos necessários.

Mas até que ponto a nossa câmara não pode influenciar e "forçar" a chegada destes serviços às freguesias que rodeiam o centro da nossa cidade?

Gostava de partilhar que só à menos de um ano consegui uma linha ADSL a passar na minha zona de residência e estou apenas a 7 Km do centro.
Enquanto uns se gabam de poder ter 100 Mb eu dou-me por contente de já conseguir uns mero 2Mb.

Infelizmente resido "afastado demais" das àreas priveligiadas.

Será que todos temos de nos mover para o centro?

Nuno disse...

Este texto foi retirado do blog "Avenida Central" e denuncia um dos vários erros crassos da gestão do PS em Braga:

"Crónica de uma Cidade Perdida"

Por Pedro Morgado

«Já com equipamentos instalados junto ao Parque da Cidade, a Bracalândia, o parque temático de diversões que se mudou de Braga para Penafiel, será inaugurada a 13 de Março de 2010. Esperam-se 250 mil visitas por ano.» [JN]


"Como é possível ter-se desperdiçado um potencial de 250.000 visitas anuais e dezenas de empregos? Esta é a pergunta que a esmagadora maioria dos bracarenses gostava de ver respondida desde o momento em que se anunciou a saída da Bracalândia do concelho de Braga. Na verdade, ainda ninguém compreendeu como é que a Câmara deixou fugir o parque de diversões mais emblemático do Norte de Portugal e Galiza. O erro estratégico da equipa liderada por Mesquita Machado representa uma enorme perda de potencial turístico e económico para o concelho de Braga. Potencial que dificilmente será recuperado nos próximos anos."

Anónimo disse...

Dr. Ricardo Rio

Era aurgente perceber o que se passa no Braga Digital.

É que não há nada que se veja!